Tempo da Quaresma

A maioria de nós não sabe muito bem o que vem a ser o tempo da Quaresma, contudo, saiba-se que ela é parte do calendário litúrgico das igrejas cristãs e um momento muito importante para refletirmos com mais intensidade sobre a redenção de Deus para a humanidade caída. É tempo de nos lembrar de Jesus e seu precioso sacrifício para nos salvar.

A Quaresma, portanto, é um período litúrgico para a conversão, mudança de atitude, em preparação para a grande festa da Páscoa. É tempo de arrependimento e de buscar mudanças genuínas, para sermos melhores pessoas e poder viver mais próximos da estatura de nosso querido Jesus.

A Quaresma, como deliberou o Concílio de Nicéia (325 d.C.), dura 40 dias – começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, o domingo anterior a Páscoa. Entretanto, nós aqui da Missional do Caminho, somos desafiados a guardar a Quaresma até a Sexta-Feira da Paixão. Ao longo deste tempo, fazemos um esforço para preservar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis, a maneira que devemos viver como filhos de Deus. A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quatro na Bíblia, que representa o sofrimento, provações e dificuldades humanas de forma completa e inteira. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, é como se Cristo nos convidasse a mudar de vida e a parar e refletir sobre nosso comportamento para com Deus, para conosco mesmos e para com o próximo. Somos convidados a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando nossa vida com o próximo e praticando boas obras. É assim que vamos, enquanto caminhamos, parecendo mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos tanto de Deus.

Por isso, a Quaresma é também o tempo do perdão e da reconciliação. Cada dia, durante a vida, devemos retirar dos nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos, enfim, todo pecado. É pela Quaresma que aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz, com alegria, para alcançar a glória da ressurreição, assumindo nosso papel de discípulo do Senhor Jesus.

Por isso o meu convite é para vivermos a Quaresma, não somente como uma data do calendário religioso, mas como um estilo de vida. É nos incorporarmos ao “mistério pascal” de Cristo, o que pressupõe participar do mistério de seu sofrimento e morte; é meditar na história da salvação realizada por Deus em favor da pessoa humana, criada à sua imagem e semelhança, e vivê-la com intensidade e verdade.

Portanto, vivamos intensamente este tempo de preparação, de antecipação, enquanto aguardamos o retorno de nosso amado Senhor Jesus Cristo; e que Yahweh nos ajude e nos abençoe, amém.

Os comentários estão fechados.