Somente para relembrar a temática de nosso ano: Esperança, confiança e fé para o futuro certo. No mês de abril vamos discorrer sobre a Confiante Caminhada com Deus, e como que a confiança em Yahweh, durante nossa trajetória aqui neste planeta, pode nos guiar rumo certo e para um porto seguro. A temática deste domingo é “Navegando pelos Desafios da Vida com Confiança e Serenidade”. Vamos refletir sobre a importância da esperança, da fé e da confiança em nosso Deus todo-poderoso, Yahweh, o criador e sustentador de todas as coisas, especialmente quando enfrentamos os desafios e tribulações da vida.
Devemos ser gratos a Deus por Sua eterna providência, que é constante em nossas vidas, e pelo privilégio que temos de adorar em comunidade, de forma livre e desimpedida. Juntos, quando nos reunimos em comunidade de fé, somos convidados a adorar ao Deus Triúno neste ambiente agradável e propício para isso, aqui na Missional do Caminho. Que grande privilégio! Precisamos reconhecer esta bênção, sabedores que muitos são perseguidos e desprovidos de liberdade para cantar e adorar da forma livre que ainda temos neste país.
Nosso texto base está em Isaías 30:21, que citei no último sermão, onde o profeta nos diz: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” Esta passagem nos lembra que a orientação divina está sempre disponível para nós, na travessia do nossos mares, especialmente nos momentos mais difíceis.
Quando olhamos ao nosso redor, como tenho afirmado, vemos um mundo cheio de incertezas, medos e desafios. Muitas vezes, somos confrontados com escolhas difíceis e caminhos desconhecidas. No entanto, em meio a tudo isso, temos a promessa de que Deus está conosco, guiando-nos e fortalecendo-nos a cada passo do caminho. E ele sempre estará conosco até o último dia.
A esperança certa em Yahweh nos leva a confiar plenamente que Ele tem um propósito para cada situação que enfrentamos. Mesmo quando tudo parece sombrio e sem sentido, podemos confiar que Ele está trabalhando todas as coisas para o nosso bem (Romanos 8.28). Esta esperança não é uma mera expectativa vazia, mas sim uma certeza firme e inabalável em nosso coração de que temos um Deus vivo e poderoso, que opera em nós e por nós.
Além da maravilhosa esperança que temos, a nossa fé em Deus e em suas promessas nos sustenta durante as tempestades da vida. A fé nos leva a crer no poder e na fidelidade de Deus, mesmo quando não podemos ver o resultado. Ela nos permite continuar avançando, mesmo quando tudo ao nosso redor parece desmoronar. Como Hebreus 11.1 nos lembra que a fé é a certeza daquilo que esperamos e a convicção das coisas que não vemos.
E, finalmente, a confiança em Yahweh nos dá a serenidade para enfrentar qualquer adversidade. Quando confiamos plenamente em Deus, quando depositamos nossas vidas em suas poderosas mãos, não somos dominados pelo medo ou pela ansiedade. Em vez disso, somos preenchidos com uma paz que excede todo entendimento humano (Filipenses 4.7), sabendo que o nosso Deus, Yahweh, é fidelíssimo para cumprir tudo o que disse e prometeu; e ele é o Deus que salva!
Neste domingo, à medida que nos preparamos para participar da Santa Ceia, vamos nos lembrar do sacrifício de Cristo na cruz. Ele é o exemplo máximo de esperança, de fé e de confiança em Deus. Ele enfrentou as maiores tribulações e permaneceu firme em Sua fé e confiança em seu Pai, sabendo que o plano Dele era perfeito, mesmo que custasse o que custou.
Peço que nos lembremos de que, ao participarmos da Santa Ceia e ao ouvir as palavras desta reflexão no culto a Deus, é uma forma muito prática e clara para renovarmos o nosso compromisso para com o Cristo Ressurreto, renovarmos nossa confiança em Yahweh, o sustentador de todas as coisas, e para renovarmos nossa gratidão pela presença consoladora do Espírito Santo em nossos corações.
Que este momento de comunhão em culto ao Senhor nos fortaleça para enfrentarmos os desafios que estão à nossa frente todos os dias, e que possamos continuar navegando pelos mares agitados da vida com esperança inabalável, com fé inabalável e com confiança inabalável em nosso Deus todo-poderoso, Yahweh Bendito. Amém.