Yahweh é Conosco!

O contexto era o do período da Festa dos Tabernáculos, período da colheita. Mas, Ageu 1.10-11 dá a entender que a seca havia chegado na terra, por mando de Deus, e provavelmente a alegria por uma colheita farta havia se afastado da boca e do coração do povo. O motivo dessa situação caótica era o descaso do povo para com as coisas de Deus, e neste caso, para com o templo. Então, o profeta tem a responsabilidade de trazer uma palavra de exortação aos corações que poderiam estar abatidos e desanimados por toda aquela situação.

Para alguns de nós, especialmente neste tempo de pandemia tão severo e de estiagem ímpar, a situação pode também estar caótica e podemos estar meio desanimados. Para nós também cabe uma exortação: precisamos colocar o nosso foco em “construir” o Reino. Precisamos colocar nossa prioridade em edificar a Casa de Deus.

Quando percebemos a importância dessa atitude, há sim, uma boa palavra do Senhor em resposta; sempre! Ele nos diz para que sejamos fortes e trabalhemos, porque ele estaria conosco! O profeta Ageu trás uma palavra de alento e conforto, não somente para o povo de Israel, mas para nós no dia de hoje: Yahweh é conosco, portanto, trabalhemos.

Parece que alguns não querem compreender que temos que trabalhar para o Reino; e, de fato, há muito trabalho para se fazer. Muitos gostam somente de desfrutar das bênçãos e se esquivam de “colocar a mão no arado”. É certo que as bênçãos prometidas de Deus estão diante de nós, contudo, para alcançá-las, somos chamados a trilhar o caminho do esforço e da dedicação, do comprometimento e do envolvimento com a Obra. Assim, a paz reinará sobre nós e haverá abundância.

Trabalhar para o Reino de Deus é ter a visão de que tudo o que fazemos, tudo mesmo, o fazemos para a expansão e crescimento do Reino dos Céus, para a glória do Pai. É saber que tudo o que fizermos deve ter um propósito – servir a Deus; e isso é tudo!

Muitos se matam de trabalhar e o que recebem ao final de suas vidas é canseira e enfado. Se esforçam sobremaneira e não desfrutam do labor de seus dias. O motivo é que não trabalham para servir a Deus. Estão com seus olhos muito fitos na realidade miúda e estreita desta vida passageira. Trabalham por “denários” e não pela recompensa eterna. Estão se matando de trabalhar, e na perspectiva da eternidade, pouco irão receber. Mas, aqueles que se esmerarem em construir o Reino, estes receberão o galardão aqui e no tempo vindouro. É para eles que estas promessas estão garantidas – de abundância, sossego e paz!

A palavra de Ageu nos orienta que o trabalho deve ser de conformidade com a Aliança de Deus e através de seu Espírito, que está em nós. Não há como escapar desta realidade de que temos que trabalhar sob a premissa da Aliança e sob a orientação do Espírito Santo de Deus, e não cada um em se preocupar com suas próprias “casas” (verso 1.9).

Observe que Deus chama o povo à responsabilidade, e não pede o povo para “cruzar os braços” e aguardá-lo fazer “tudo” para eles. Deus nos dá o privilégio de participarmos de Sua santa obra, e assim desfrutarmos das bênçãos que ele tem reservado para cada um de nós; e é para isso que existe o chamado ao trabalho. E lembrem-se: Jesus trabalha, o Pai trabalha, e nós temos que trabalhar também (João 5.17). Simples assim!

A nossa força – física, emocional e espiritual, somada ao nosso trabalho duro e comprometido, aliada à presença confortadora de nosso Deus, que é o Soberano que faz alianças com seu povo, certamente produzirá bons e duradouros resultados. Nossa prioridade deve ser, então, servir a Deus onde quer que ele tenha nos colocado. Isso precisa mudar a maneira de eu viver aqui neste planeta. A minha primeira vocação é servir o Reino e seu monarca, onde quer que ele nos colocar; bem, as outras vocações, que são as nossas profissões e chamados, que também são para o serviço da Causa, essas são as nossas segundas vocações. Prioridade é o reino e ponto final.

A recompensa de abundância, sossego e paz é para os que trabalham em prol do Reino Eterno de Jesus. A igreja precisa entender a seriedade que tem essas palavras. O trabalhar não é segundo a nossa visão ou a nossa prioridade, mas segundo a Aliança de Deus para com o seu povo; ele é o dono de todo ouro e toda a prata, como diz Ageu, e ele trabalha para aqueles que o temem. Cada vez que nós buscarmos alcançar por conta própria a prata e o ouro que precisamos, estaremos fora dos propósitos de Deus e não gozaremos dos benefícios de uma vida tranquila e feliz.

O verso chave neste livro de Ageu é o 2.4 – “…e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos.” Essa é a Palavra de Deus para nós hoje. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito tem a dizer a sua igreja. Amém.

Os comentários estão fechados.