Viver e Morrer com Qualidade

Qual será a nossa auto avaliação quando chegarmos ao último dia de nossa existência? Será que poderemos olhar para o nosso histórico de vida e descansar nosso coração com a certeza de que vivemos bem?

O texto bíblico acima citado, da 2ª Carta de Paulo a Timóteo, é um texto onde Paulo revela a consciência de que seus dias estavam chegando ao fim (“Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.” – v. 6).

Porém, apesar de saber que sua morte se aproximava, Paulo se mostrou tranquilo e revelou para Timóteo a paz daqueles que enfrentam a morte se nenhum arrependimento ou tristeza de não ter vivido. E ele expressou sua segurança com as palavras: “combati o bom combate; completei a carreira; guardei a fé.”

A grande verdade é que todos nós estamos sempre correndo o risco de passar pela vida gastando nossas energias e suor naquilo que não tem significado eterno, mas que representa apenas uma inclinação ou desejo de nosso coração corrompido.

O chamado do Evangelho é para que sejamos reconciliados com Deus e, por consequência, nos reconciliemos conosco, com o próximo e com a criação em geral.

Ao sermos reconciliados com Deus somos inseridos numa nova realidade de vida, onde somos desafiados por Deus, diariamente, a aprendermos a viver a vida do jeito que Deus quer, do jeito que Ele planejou para que fosse. Viver em Cristo é resgatar a nossa humanidade no sentido mais pleno!

Temos que nos perguntar diariamente: a vida que eu levo é de fato a vida que Deus quer para mim? As coisas às quais eu me dedico são as coisas que Deus deseja para mim? Temos que manter o foco na carreira que nos está proposta por Deus, para que não nos desviemos do caminho, gastando nossos dias em lutas e batalhas que não glorificam a Deus e que não podem ser chamadas de “o bom combate”.

Não podemos voltar no tempo e refazer o início da nossa caminhada, mas podemos sempre decidir como queremos caminhar a partir de agora e trabalharmos para termos o final que desejamos.

Avalie a tua vida, refaça os teus planos, reveja as tuas prioridades e deixe de lado tudo aquilo que não está conforme o propósito de Deus revelado no Evangelho. Combata o bom combate, cumpra a carreira e guarde a fé! Viva para a glória de Deus!

Rev. Flávio Duarte – Pastor da IPB em Ipatinga-MG

Os comentários estão fechados.