Estamos no fim do primeiro mês de um novo ano, e com ele se iniciou, em nossa vida, novos projetos, novos sonhos e novos desafios. A vida é feita de ciclos que nos levam a começos e recomeços. Essa virada de estação remete à renovação, à novas esperanças e expectativas. Isso é bom, pois, nos ajuda a refletir como estamos, onde estamos, bem como aonde vamos.
Faz-se necessária uma avaliação sadia, correta e transparente sobre como estamos vivendo, usando o nosso tempo e, também, o que fazemos com o presente que Deus tem ofertado a nós todas as manhãs; a nossa vida. O Espirito Santo é aquele que nos dá condições para sabermos como temos caminhado e para onde estamos indo, uma vez que sempre teremos uma visão distorcida e egoísta a respeito do caminho que devemos trilhar.
Uma caminhada em renovação exige FÉ. Mas o que é fé? De acordo com o autor do livro de Hebreus, “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. ” HB 11.1.
Precisamos de fé em tudo! É por meio dela que temos esperança. Mas, muitas vezes, usamos a fé ou nos escondemos atrás dela para defender nossa ambição pessoal, egoísmo ou até mesmo para culpar Deus por algo que aconteceu que não foi de nosso agrado. Apegamo-nos na fé para conseguir tudo o que queremos. A Bíblia nos ensina que Deus nos enche de fé, e é por meio dela que vivemos em esperança, em certeza e em convicção de que é somente Deus que efetua as realizações de nossas vidas. O problema é ter fé? Não. O problema é que, algumas vezes, colocamos a fé naquilo que queremos, sonhamos e, principalmente, no que podemos fazer para conquistar. É uma espécie de fé na fé, e não fé naquele que pode fazer todas as coisas: o Deus Eterno e onipotente.
Deus nos concede fé para caminharmos dependendo dele. É, também, um instrumento de aproximação e dependência, porém, nem sempre isso acontece porque a exercitamos com objetivo de conquistas pessoais baseados em nosso próprio esforço e justiça própria.
A fé retira o foco de nós mesmo e o coloca no lugar que deveria estar constantemente; na pessoa de Cristo. Ele é o rei! Ele reina e deve continuar reinando em nossa vida. Daí, temos a certeza de que aquele que criou tudo com sua Palavra estará conosco em todo tempo, mas, isso não exclui desafios e tribulações. Às vezes, corremos como tolos atrás daquilo que os olhos veem, e não entendemos que ele cuida de cada detalhe em nossa história, mesmo quando não podemos ver.
A fé nos coloca em nosso lugar e totalmente dependentes de Deus e de sua graça. Ela nos leva à certeza de que podemos confiar e descansar nos cuidados fraternais e generosos de Cristo para com a nossa vida.
Que o Espirito Santo nos conduza a andar no caminho de fé e esperança em Cristo e em sua Palavra, recolocando-nos na posição de dependentes e carentes de seu cuidado.