Verdade e Justiça – As Obras Magníficas de Deus (Sl 111)

Este é um Salmo de adoração a Deus. Ele se inicia com a palavra ALELUIA, que nada mais é do que um chamado ao louvor a Deus. “Louvai ao Senhor!” Este chamado ao louvor tem como objetivo mostrar ao seu povo as maravilhas das Obras do Eterno. As Obras de Deus são para a própria Glória de Deus. Não para realização dos nossos caprichos. No entanto elas favorecem o Seu povo diretamente, como se vê no versículo 9 – “Enviou ao Seu povo a Redenção”. A palavra redenção significa resgate.
Ele nos resgatou através das Suas Obras. Resgatou-nos do domínio das trevas e nos transportou para o Reino da Luz do Seu filho amado, Jesus Cristo, em quem temos a plena redenção por meio do seu sangue, isto é, o perdão de todos os pecados. (Col 1.13-14). Por isso devemos louvá-lo para glória Dele mesmo, pois Suas obras revelam seu caráter e atributos. Louvá-lo na “assembleia dos justos e na congregação (v. 1), ou seja, quer seja em reuniões mais íntimas, quer seja em ajuntamentos. Louvá-lo de todo o coração, de todo o nosso ser, com todas as nossas forças, pois Somente Ele é Digno de toda Glória. Em suas obras há glória e majestade, através delas Ele fez memoráveis as Suas maravilhas, se mostra benigno e misericordioso.
As Suas obras nos lembram continuamente da aliança de Deus com o seu povo. Nos mostra de forma concreta a fidelidade de Deus no cumprimento do pacto de salvação do seu povo, “estáveis por todo o sempre, instituídos em fidelidade e retidão (v. 8). Suas Obras manifestam de forma clara o Seu poder e domínio, nossa certeza do Reino Celestial.
Ao contemplarmos Suas Obras, devemos nos lembrar de quem realmente somos. Nossa natureza caída e pecaminosa. Para Deus não há parcialidade – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23)”. Portanto sua justiça é para todos, indistintamente. De modo que as Obras de Deus nos mostram quem Ele é de fato. Pois as Suas obras são VERDADE E JUSTIÇA (v. 7). O profeta Isaías (64.6) nos fala: “Ora, todos nós estamos na mesma condição do impuro! Todos os nossos atos de justiça se tornaram como trapos de imundícia”.
O apóstolo Paulo nos lembra que “… nossa injustiça (do homem) traz a lume a justiça de Deus.”(Rm 3.5). As Obras de Deus revelam Sua verdade, mais um atributo de Deus. João 1.14, nos revela que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e VERDADE”.
O próprio Deus, através das santas e Sagradas Escrituras, por meio da boca de Cristo, nos convoca a adorarmos e, portanto louvarmos, em espírito e em verdade. “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão em espírito e em verdade. Porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.(Jo 4.25).
O salmista, após discorrer e meditar sobre as grandes Obras de Deus, nos convida a louvá-lo pelo que Ele é e pelo que Ele faz através das suas Obras. Nos mostra como Deus é misericordioso, Ele não nos trata de acordo com nossa maldade e dureza dos nossos corações. Ele nos ensina e nos guia pelas veredas da Sua Justiça e por amor do Seu próprio nome.
LOUVEMOS AO SENHOR PELAS SUAS MARAVILHOSAS OBRAS. Soli Deo Gloria!

Os comentários estão fechados.