Usos e Costumes sem Santidade

Paulo escreve esta carta aos Colossenses na tentativa de anular cada ponto do gnosticismo, da heresia, das vãs sutilezas e das filosofias mundanas. Aqui, Paulo nos mostra o Cristo totalmente suficiente. Nos mostra o Cristo exaltado, sentado à direita do Pai, como Senhor da Glória, exaltado acima de todo nome. Esse é o tema central da carta aos colossenses. Paulo se opõe à heresia que degrada a pessoa e a missão do filho de Deus, e assim, exalta a supremacia de Jesus. A carta serve de instrução positiva para igreja até os dias de hoje.

Paulo está assegurando que os colossenses tinham ouvido e recebido o Verdadeiro Evangelho. Porém, existiam outras doutrinas falsas sendo introduzidas no meio da igreja. E isso também tem acontecido nos dias de hoje, onde aquilo que é verdade para uma pessoa, pode não ser para outra, o que chamamos de relativismo.

Sabemos que o Evangelho de Jesus Cristo é único e verdadeiro, nada pode ser acrescentado e subtraído dele. Paulo assegura que o Evangelho de Jesus Cristo não precisava ser “enriquecido” com ideias humanas. Tudo é graça de Deus e não nosso mérito.

O verdadeiro objetivo desta carta é de lembrar aos cristãos da supremacia e total suficiência de Cristo. Colossenses é a carta que mais exalta Cristo! A exaltação de Cristo é o tema central e total! E Paulo sabe que quando os cristãos entenderem esta visão, não haverá mais lugar para heresias. Tudo é criado por Jesus e para Ele. Tudo em Cristo está seguro, perfeito e em plena harmonia, não apenas pelo poder de Deus, mas pelo seu grande amor, pois Cristo é a representação exata de Deus.

Se somos criados por Deus e para Ele, e já que não podemos escapar, nem “pular fora” da nossa própria pele, assim também não podemos “pular fora” de Cristo. Ele está em tudo o que foi criado. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Fora Dele tudo se deteriora, se despedaça, se arruína.

Quando estamos em um grupo de cristãos e conversamos sobre Cristo, o assunto é comum a todos e nos unimos no mesmo pensamento e interesse. Mas, se falarmos de usos e costumes de cada denominação, imediatamente nos separamos. Precisamos pensar nisso. Nele, em Cristo, tudo se junta, tudo se une. Fora dele, tudo se separa.

Paulo derrama o seu coração aos Colossenses. Paulo, na sua preocupação, no seu interesse para que cresçam, sem se ater na heresia que estava circundando lá em Colossos, deseja que eles sejam encorajados no coração e unidos em amor. Como na época, hoje também nós vemos que as heresias estão entrando nas igrejas. Pessoas que dizem ter mais revelações do que as outras, ou tem mais do que está escrito na bíblia. Corremos grande risco quando não temos unidade em Cristo, na mesma revelação, mesma mente e o mesmo pensamento.

No capítulo 2, a partir do versículo 10, vemos que a igreja foi perdendo a identidade de Cristo. Eles ensinavam e acreditavam que, para conseguirmos uma vida abundante, era necessário o nosso esforço. Procuravam combinar os ensinos de Cristo com os preceitos de homens, como a circuncisão, aderência de normas éticas, observância de festas religiosas e misticismo.

Não devemos acrescentar nada maior do que Deus já fez em Cristo. A obra em Cristo é completa. Quando estávamos mortos em nossos pecados e delitos, o Seu Espírito entrou nas nossas vidas e está continuamente operando em nós para que o pecado se torne inoperante. Em Cristo temos vida! Deus não apenas nos deu vida em Cristo, mas cancelou o escrito de dívidas que era contra nós, encravando-a na cruz. Isso é lindo!

Somos alcançados pela graça de Deus! A graça nos basta! Paulo encoraja os irmãos em Colossos a celebrar a vitória que temos em Cristo! Uma vida livre de rituais e cerimônias, pois havia pessoas querendo persuadir os irmãos em Colossos a observar dietas e outros rituais religiosos. Esse comportamento errôneo, que temos também nos dias de hoje, pretendia fazer o povo crer que o sacrifício de Jesus e a nova vida do crente não eram suficientes.

Enfim, Paulo mostra claramente a suficiência e primazia de Cristo, e ensina que a vida de cada cristão deve refletir a vida do próprio Cristo. Temos que nos lembrar de que estamos enraizados Nele, escondidos Nele, e completos Nele. Assim devemos viver por Ele e para Ele. Então, precisamos aplicar os nossos corações somente nas coisas lá do alto, onde Cristo está assentado. É isso!

Os comentários estão fechados.