Uma vida Reta num Mundo Torto

O tempo está passando rápido demais… Já estamos em meados de agosto, e estamos encerrando mais um livro da literatura de sapiência, dos livros chamados poéticos. Com o sermão de hoje, estamos terminando o livro de Eclesiastes. E até novembro, venceremos o livro de Provérbios e o dos Salmos. Como passou rápido esse ano!

O tema que escolhemos fez muito bem a minha alma. Aprendi muito. Em especial, com Eclesiastes. Fui testado exegeticamente várias vezes; textos muito complexos, eu devo confessar. Contudo, foram momentos de aprendizagem que me abençoaram muito. Espero que também tenha sido para vocês, mas com certeza Deus falou ao nosso coração pela sua rica Palavra.

O livro de Eclesiastes revela com muita clareza a centralidade de Deus no universo, reconheçamos ou não. Com ele somos desafiados a reconhecer quem Deus é, seu papel preponderante na história, e ao mesmo tempo descobrindo quem somos, o nosso lugar de seres carentes e dependentes dele. Como o poeta disse aqui: tudo está nas mãos de Yahweh! Essa verdade tem que trazer paz e alegria ao nosso coração.

O rei Salomão começa o livro de Eclesiastes dizendo que “tudo é vaidade”. E também termina com a mesma certeza e convicção de que tudo é vaidade; vaidade das vaidades. O que ele quer dizer é que só há significado na vida quando encontramos completude no Criador. Essa é a mesma verdade do Evangelho de Mateus 6.33: Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus E a sua justiça em todas as outras coisas você não acrescentadas.

Nesse seu livro, em outras vezes, o poeta nos desafiou a viver a vida debaixo desse sol com alegria e gozo. Ele nos conclama a desfrutar, a aproveitar a vida que Deus nos concedeu com alegria e fé. Assim a existência terrena precisa ter uma conexão direta e harmoniosa com a realidade dura da morte. O autor de Eclesiastes nos adverte para acolhermos com graça a perspectiva do fim de todo ser humano, que é a morte, para que tenhamos completude nessa vida. Para se viver com regozijo a vida, o dia de hoje, o tempo debaixo desse sol, precisamos ter a perspectiva da nossa finitude e dependência do Criador; aí, sim, seremos verdadeiramente felizes.

Não podemos desperdiçar nossa vida na busca das coisas que não estão ligadas ao que Deus quer e tem para nós. Se assim procedemos, continuaremos correndo atrás do vento e vivendo em vaidade e sob vaidade. A vida não tem significado fora de um plano eterno de Deus. Deus recompensa aqueles que o buscam de fato. Ele é o seu galardoador. E o temor a Deus e a obediência à sua santa Palavra são elementos primordiais para uma vida satisfatória e reta.

Lembre-se que não há como ser feliz, a não ser em Deus; lembre-se também que Jesus é o único caminho para uma vida abundante e verdadeiramente feliz. Você somente terá verdadeiramente prazer na vida quando, de fato, encontrar-se com Jesus. Não há outra forma, senão continuará correndo atrás do vento e vivendo em vaidades. A bem da verdade, a resposta aos devaneios de Salomão neste livro de Eclesiastes é Jesus Cristo, e ponto final.

Para se viver uma vida reta num mundo torto você precisa ouvir e seguir essa mensagem de salvação. O que tem ocupado sua mente e seu coração? Atrás de que você tem corrido estes anos todos? A quem você tem dado ouvidos na hora da angustia e na hora da bonança? Você precisa ouvir e obedecer somente a Deus e sua santa Palavra, e ponto final.

Continuo indagando: a quem você tem temido, de quem você tem tido medo ao ponto de impactar a sua vida? Do futuro? Do passado? Dos homens e da maldade? De você mesmo? Tema a Deus, e você viverá vida plena e repleta de completude.

A quem você tem se submetido e obedecido? Seus desejos vãos? Sua reputação? Suas ambições carnais? Obedeça e se submeta a Deus e sua santa Palavra e você por certo viverá. Se você não concentrar seus esforços na direção de Deus, certamente estará concentrando suas energias, sua vida, na direção contrária a ele. E isso não é nada bom!

E lembra… lembra do seu Criador enquanto ainda há tempo. Traga à sua memória quem ele é e suas preciosas promessas de vida e salvação. E viva! E viva uma vida reta num mundo torto. Deus te abençoe.

Os comentários estão fechados.