Uma vida Debaixo do Cuidado de Yahweh – O Livro de Rute

A primeira coisa que precisamos ter atenção é que as lutas e tribulações da vida não podem abater os corações daqueles que têm sua confiança em Deus. Nunca! Deus sempre tem um plano e um propósito, e disso devemos nos lembrar sempre – esse é o tema da história de Rute.

Uma história trágica da família de Elimeleque, que sai de Israel, vai para Moabe com sua esposa e dois filhos. Esses se casam com moabitas, e não têm filhos e passam por necessidade. A situação piora: o marido e os dois filhos morrem em Moabe. Três viúvas em uma só casa! Uma desolação! Noemi, que seguiu seu marido, como de costume, saiu de uma situação afortunada e próspera, e está agora pobre e desamparada (1.20-21).

Noemi então, resolve voltar à sua terra, velha e amargurada, sem marido, sem filhos, sem netos, com duas noras viúvas… e moabitas! Ela decide deixar Moabe e voltar para Belém. Voltar para Belém! Para a “Casa do Pão” (é o que o nome Belém significa). Belém é o caminho de todo aquele que quer ser ditoso e restaurado! Seja onde você estiver, na sua luta, na sua jornada ou na sua dor, na sua necessidade e pavor – volte para Belém!

Nem todo mundo volta para Belém. Foi o caso de Orfa, nora de Noemi. Rute, entretanto, volta para Belém e, no caminho, confessa sua fé em Yahweh, o Deus de Noemi: “…o teu Deus será o meu Deus…” (v. 16). Rute se converte. Que coisa linda! Orfa volta para seu povo e seus deuses; Rute vai rumo ao encontro de seu Resgatador, do seu Deus e Pai, do seu protetor!

Devemos nos lembrar de que é nas dificuldades é que a fé se fortalece, e ali é quando Deus se revela. A jovem Rute, destemida e sem preguiça, inteligente e corajosa, busca recursos no trabalho árduo e arriscado. Vai ao campo trabalhar! Temos que ir ao campo para trabalhar! Rute corria sérios riscos de ser molestada e assediada sexualmente, por ser mulher, viúva jovem e estrangeira, mas ela confiava somente em Yahweh – por isso não temia e trabalhava muito; e Deus a abençoou.

Por “acidente” (2.3) entrou no campo de Boaz! Eu amo estes detalhes na bíblia: casualmente, sem querer, distraidamente… Não há casualidades para Deus! Deus está sempre no controle! Até mesmo a providência divina, a graça e a bondade de Yahweh, podem ser demonstradas através das pessoas que Ele coloca em nossas vidas. Por isso é de extrema importância permanecermos fiéis a Deus e confiar exclusivamente nEle e em Seu bendito e soberano plano perfeito para nós, mesmo em situações difíceis.

Por confiar em Deus, Rute recebeu o favor dEle através de Boaz, que é o tipo de Cristo – mostra favor, graça, acolhimento, generosidade e salvação. Deus ama o desprezado, acolhe o humilde, está ao lado do pobre, do necessitado, do órfão e do estrangeiro. Deus está do nosso lado, comprometido com as nossas necessidades.

Deus usou Boaz para revelar seu favor para com os sofridos, para salvar e resgatar Rute e Noemi! Boaz parece que nunca havia se casado – Deus “fez” com que ele “esperasse” o tempo dEle, para dar a ele o privilégio de fazer parte da genealogia do Messias – e salvar aquelas mulheres de seus infortúnios. Calma! Você nem tem ideia o que Deus está desenhando agora mesmo para você! Confie nele! Só isso! Ele cuida de cada um de nós e nunca se esqueceu de nós; ele cuida de você!

Esse é um drama lindo e com um final feliz, graças a fé e confiança que tiveram, todos eles, no Deus que salva! Que história linda da providência divina e da revelação de sua graça e bondade para com aqueles que o temem. Boaz não fazia ideia… Noemi não fazia ideia… Rute não fazia ideia… Obede não fazia ideia… Mas, estava tudo muito bem arquitetado; tudo muito bem planejado. Nada ficou de fora. Tudo sob o controle poderoso do Deus soberano e gracioso.

Que aprendamos com essa narrativa bíblica e que, nós também, colhamos os frutos maravilhosos de uma vida debaixo do cuidado e proteção de nosso eterno Deus, o criador dos céus e da terra. Amém.

Os comentários estão fechados.