Tudo pela Verdade – 2 Tm 2.22

O nosso tema deste ano de 2016 está ligado a uma base quadrangular de crença e prática que o Apóstolo São Paulo nos oferece no texto que lemos acima: justiça, fé, amor e a paz. Esta base somente se sustenta pela verdade, e o contexto deste versículo acima está embebido nas questões da verdade.

Quando entendemos que a verdade, e aqui ela personificada em Cristo (João 14.6), precisa estar atrelada a todas aos nossos pensamentos, ações e prática, a vida cristã se manifesta de maneira mais íntegra e honesta para com o Evangelho de Jesus. Nada adianta buscar a justiça, andar com fé, viver em amor, e desfrutar da paz se a verdade não nos conduzir neste caminho excelente. Os trilhos pelos quais devemos fazer passar nossa “condução” dão a estabilidade e sustentabilidade para tudo quanto intentarmos fazer em nossa jornada. Portanto, tudo o que pretendemos fazer, devemos fazer na capacidade da verdade; e tudo por ela e nada sem ela. Assim Cristo vive em nós.

O primeiro pé da estrutura quadrangular que estamos propondo neste ano é a Luta por Justiça. Nos tempos de hoje quando vivemos momentos devastadores de injustiça e opressão, mais ainda devemos nos comprometer em lutar por justiça. O Mestre foi um exemplo quando enfrentou poderes para que as almas frágeis e pobres pudessem também ser contempladas com Justiça; e o fez por amor. Somos chamados a viver justamente e a ansiar por um mundo mais justo para todos, indiscriminadamente.

O segundo pé, Andar com Fé, tem a ver com a maneira que levamos nossa vida. Andar com fé e por fé quer dizer que nossa confiança está completamente estribada naquilo que Deus nos tem confiado às mãos. É saber que nossa fragilidade humana tem dependência direta de Deus e seus planos infalíveis para cada um de nós e para toda sua criação. Andar com Fé nada mais é do que caminhar confiante na prática do bem sabendo que o Deus fiel cuidará de cada uma de nossas necessidades.

O Amor é elemento essencial para a existência humana salutar, e é a terceira base que o texto coloca diante de nós. Sem amor, tudo o que fazemos é vão; tudo mesmo (1 Coríntios 13). Até mesmo as boas obras que nos envolvemos, a caridade que fazemos, o conhecimento que obtemos, e todo o resto, tudo se reduz a nada sem o amor. Ele é o resumo da Lei e dos profetas, e sua energia deve passar por cada um de nós cotidianamente para que experimentemos Deus em sua plena essência. E isso de fato e de verdade.

Por último, o Desfrutar da Paz! Quando luto por Justiça, ando com Fé, vivo o Amor, eu faço isso na intenção de desfrutar da Paz. A paz é a consequência de um viver dedicado ao serviço do Reino de Deus e fruto de uma vida de gratidão. Com isso, o conceito de paz vai além da ausência de guerra, mas um bem estar que se desfruta em meio a quaisquer situações. Uma vida grata e confiante num Deus que zela pelos seus, consequentemente produz uma paz que deve ser desfrutada em todos os âmbitos de nossa vida. Assim vive o cristão verdadeiro.

Meus queridos, o tema de 2016 nos convida à reflexão e a ponderar sobre nosso papel missional de construir o Reino Eterno de Jesus aqui na terra. Cabe a cada um de nós labutarmos por uma sociedade melhor, e nada melhor do que a abundância de Justiça, de Fé, de Amor e de Paz; e tudo isso pela Verdade.

Que Deus nos abençoe e nos dirija neste novo ano, que certamente será muito abençoado!

Os comentários estão fechados.