Nos meses de abril e maio, recebemos a mensagem do Senhor sobre Justiça em diversos setores. É fato que, como imitadores de Cristo, devemos LUTAR POR JUSTIÇA. Também é fato que nossa luta deve ter um objetivo claro: TUDO PELA VERDADE. Para falarmos desse objetivo, é imprescindível que tenhamos vivo em nossas mentes o conceito que as escrituras nos dão de “TUDO” e de “VERDADE”.
A verdade no contexto cristão não pode e nunca será relativa. A verdade de Cristo é o seu Evangelho (2 Tm 2:15), a única Verdade que liberta o pecador e o conduz à Salvação. Não existe relativismo quando falamos do Evangelho do Nosso Senhor, aliás, Ele é a própria Verdade (Jo 14:6). O Deus da Verdade, Aquele que não pode mentir (Tt 1:2). Poderíamos escrever páginas sobre a Verdade das Escrituras, mas hoje eu quero abordar o “TUDO” do nosso tema.
Quando novamente voltamos nossos olhos para a Santa Palavra de Deus, fica muito evidente que o TUDO nada mais é do que um propósito de vida, ou uma vida de propósito na presença de Deus. Um verdadeiro adorador de Cristo não pode viver uma vida sem objetivo, sem a intenção de testemunhar o Senhor e Salvador de sua vida.
Não há como lutar por justiça, nem andar com fé, ou viver em amor e muito menos desfrutar da paz se não for “TUDO (integralmente) PELA VERDADE (que liberta)”.
Não existe um “meio tudo”. Tudo é tudo: Seus pais, irmãos, filhos, esposas ou esposos… Seu emprego, bens, patrimônios, dinheiro… Seu tempo no trabalho, nas férias, na igreja… Sua vida inteira deve ser voltada para a VERDADE. Absolutamente TUDO o que você fizer deverá ser feito com um objetivo, um propósito único de viver a VERDADE. O livro de Deuteronômio capitulo 6 versículo 5 nos adverte sobre a forma como devemos agir: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de TODO o teu coração, de TODA a tua alma e TODA a tua força”. Lucas (Lc 10:6) acrescenta, além desses, “TODO o teu entendimento”. Dt 6:25 complementa o texto: “Será por nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir TODOS estes mandamentos perante o Senhor, nosso Deus, como nos tem ordenado.
Hoje, somos desafiados a nos entregar totalmente pela verdade. Você tem vivido “TUDO PELA VERDADE”? Timóteo nos adverte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2:15).
Que Deus tenha misericórdia de nós para orarmos como o salmista, “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.” (Sl 86:11).
Presbítero Marco Antônio