Tempo da Quaresma

A Quaresma é o tempo litúrgico para a preparação para a grande festa da Páscoa. É tempo para pensar em arrependimento e de tomar atitudes no sentido de mudar algo em nós para sermos melhores pessoas e poder viver mais próximos da pessoa de nosso querido Jesus. Esse tempo faz parte do calendário litúrgico das igrejas cristãs, e é um momento muito importante e especial para relembrarmos o grande amor de Deus para conosco e para com a humanidade.

A Quaresma dura 40 dias: começa na Quarta Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, domingo anterior a Páscoa, ou como no rito latino (o do Brasil) ela começa na Quarta-Feira de Cinzas, e termina na Quinta-Feira Santa. A Igreja Católica Romana considera que são 40 dias, mas o calendário litúrgico não inclui os domingos nesta conta, razão pela qual sua duração é de 47 dias corridos. Na nossa prática, aqui na Missional, entendemos que, àqueles que jejuam, encerrem seus votos em uma dessas datas, ou mesmo na sexta feira da Paixão ou até no Domingo de Páscoa.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quatro na Bíblia, que representa o sofrimento, provações e dificuldades humanas de forma completa e inteira. A cor litúrgica desse tempo é o roxo, que significa luto e penitência. Por isso jejuns voluntários são estimulados.

Na Quaresma é como se Cristo nos convidasse a mudar de vida; a parar e refletir sobre nosso comportamento para com Deus, conosco mesmos, para com o próximo e para com a criação. Somos convidados a viver a Quaresma como um desafio de nos achegar mais a Deus, e nos comprometer a nos tornar mais próximos dele. Nosso comportamento deve buscar a leitura regular da Palavra de Deus, orar com mais vigor, Jejuar com atenção e praticar as boas obras que a bíblia nos orienta. Essas são atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, nosso irmão mais velho, já que por ação do pecado, nos afastamos tanto de Dele.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação. É na Quaresma que aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria, assumindo nosso papel de discípulos do Senhor Jesus.

Por isso o meu convite é para vivermos a Quaresma com muita expectativa e introspecção, não somente como uma data do calendário religioso, mas como um estilo de vida. Esse é um tempo quando colocamos nosso pensamento voltado na pessoa e obra de Jesus, que culmina com o evento da cruz. É, portanto, nos incorporarmos ao “mistério Pascal” de Cristo, ou seja, meditar na história da salvação realizada por Deus em favor da humanidade perdida. É acima de tudo vivermos os ensinamentos do Mestre com intensidade e verdade, não somente nestes 40 dias, mas em todos os dias de nossa existência.

Portanto, vivamos intensamente este tempo de preparação, de antecipação, enquanto aguardamos o retorno glorioso de nosso amado Senhor Jesus Cristo no tempo ainda por vir.

Os comentários estão fechados.