Somos Peculiares para Deus

Vamos celebrar o aniversário do Pastor Thiago e eu quero afirmar quem ele é: um homem peculiar! Homem de Deus! Forjado pelas tribulações e lutas da vida, mas vencendo e caminhando. Deus o formou, por Sua exclusiva graça, um vencedor, bem como todo o seu povo. Os eleitos, nós, o povo de escolhido de Deus, não somos dos que retrocedem, ao contrário, somos os da fé que receberão a coroa da vitória (Hebreus 10.39). Somos o povo peculiar, e Thiago é parte dele.

No texto de Tito, o apóstolo Paulo chama os cristãos de “povo peculiar de Deus”. A palavra “peculiar” é comumente usada, no senso comum, para se referir a “algo estranho” ou mesmo diferente. Mas, não é assim que ela é usada aqui no texto de Tito. O significado real da palavra “peculiar” aqui pode ser entendido por alguém completamente circundado por Deus, protegido e exclusivo.

O povo peculiar de Deus é vencedor. Nós somos os que avançam, os que estão no centro de seu cuidado e proteção. Deus está ao redor de cada um de nós. É como um círculo que circunda um ponto: ele monopoliza o ponto, tem o ponto só para si. Portanto, Deus nos tem para si mesmo. Nós somos sua propriedade privada e única. Ele nos reservou para si mesmo. Que bênção maravilhosa!

Outro aspecto de sermos povo peculiar é que recebemos proteção poderosa vinda do trono do Eterno. Estamos dentro do círculo, um círculo de proteção, um escudo contra os ataques do inimigo e do mundo hostil. Nenhuma ameaça ou intenção real do maligno pode passar pelo “escudo protetivo” de Deus. Aquilo que vem contra nós tem que forçosamente passar pela vontade permissiva do Soberano – só se ele permitir, senão, não passa! E mais, Deus não permitirá que o Diabo nos confronte com uma tribulação ou tentação grande demais, que não conseguiremos resistir, mas nos dará a fé necessária e a força espiritual indispensável para vencê-la (1 Coríntios 10.13). Deus cuida para que toda a graça necessária seja dada a cada um de nós para suportar todas as provações.

Somos o povo peculiar de Deus e isso quer dizer que somos mais próximos de Suas ternas afeições e afeto, e estamos no centro de seu poderoso cuidado meigo e compassivo. Somos os destinatários de todo amor, conforto e graça que precisamos. Que realidade linda e libertadora!

Então, o povo peculiar, as pessoas peculiares, vencem, progridem, avançam, e nunca retrocedem, mesmo diante dos muitos obstáculos e provas da vida. A companhia de Jesus produz neles esperança, fé e confiança. A decisão do Pai de nos amar incondicionalmente nos faz especiais aos Seus olhos – mas, isso não quer dizer que não passaremos por provas. E lembrem-se de que o propósito do sofrimento cristão é fruto do amor e cuidado de Deus. É pelo sofrimento que o pecado é eliminado de nossas vidas e a semelhança com Jesus é forjada em nós a cada amanhecer.

Tem um hino em inglês que diz mais ou menos assim: “Deus não prometeu céus sempre azuis, caminhos repletos de flores durante toda a nossa caminhada; Deus não prometeu sol sem chuva, alegria sem tristeza, paz sem dor. Mas, Deus prometeu força para cada dia e descanso ao final do trabalho, luz para o caminho, graça para as provações, ajuda do Alto quando precisarmos, amizade inabalável e amor eterno.” Lindo demais!

Quando Deus quer moldar uma pessoa peculiar, ele a expõe às dificuldades, como o fogo prova o metal – simples assim. Observe Seus métodos, observe Seus caminhos – são mais altos e mais sublimes que os nossos, e nunca vamos compreendê-los com precisão. E Deus, nosso Amoroso Pai, de forma implacável, aperfeiçoa a quem ele soberanamente elege! E ele age intencionalmente, muitas vezes com golpes vigorosos e poderosos, para converter os corações incautos e para moldar e aperfeiçoar aqueles a quem ama.

O coração da pessoa peculiar pode até se dobrar diante do peso das lutas e tribulações, pois isso faz parte de ser humano, contudo, nunca se quebra. Deus trabalha em quem Ele escolhe e, com todo cuidado e propósito, o funde nas adversidades. Deus sabe o que faz! Por isso, a graça de Deus é bastante, é suficiente, para superar todas as dificuldades, confortar todas as tristezas e vencer todas as tentações e lutas.

Jesus disse pessoalmente a Paulo: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza! Na fraqueza e nas dificuldades, até mesmo quando Deus permite “espinhos” em nossas vidas.

E como povo peculiar, vamos rompendo a cada manhã, confiando em Seu eterno e maravilhoso amor leal! Parabéns, Pastor Thiago!

Os comentários estão fechados.