Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus e Soli Deo Gloria

No dia 31 de outubro comemoramos 499 anos da Reforma Protestante. Esse é um tempo ara refletirmos sobre a importância daquele movimento para história da humanidade, que revolucionou o pensamento a atitude do mundo de então. Ela aconteceu no século XVI através de um monge chamado Martinho Lutero. Desgostoso com a atitude da igreja cristã, dominada pelo papado de Roma, resolve sugerir mudanças para a igreja, corrompida pelos interesses políticos e econômicos do clero cristão.

O evento é de muita importância para a humanidade e para a igreja. A Reforma foi o embrião para todas as mudanças radicais na área de tecnologia, ciência, economia e no âmbito sociocultural dos séculos XVII e XVIII. Pela ação do monge Lutero, o mundo se deu conta de que a realidade poderia ser mudada a partir de atitudes pessoais. Muitas conquistas foram alcançadas, e hoje gozamos de seus benefícios. Assim a Renascença e o Iluminismo, períodos da história pelos quais a humanidade avançou bastante, foram frutos diretos da influência da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero.

Não somente para a humanidade, mas principalmente para a igreja, a reforma tem muitos resultados positivos. O primeiro deles foi devolver ao povo o direito de ler a Bíblia. Martinho Lutero traduziu a Bíblia para a língua do povo (antes em latim e línguas originais) e incentivou a todos que a estudasse. Muitas verdades foram descobertas e desmascaradas muitas mentiras dos líderes religiosos, que tinham propósitos escusos de enriquecimento pessoal e manutenção de poder, subjugando a consciência fragilizada dos menos favorecidos.

Com a Bíblia nas mãos do povo, as interpretações de textos básicos assumem um papel importante no cristianismo. A polêmica questão da “compra” da salvação (indulgências) cai definitivamente por terra. A Bíblia apregoa salvação somente pela fé através da graça. Não haveria mais necessidade de “pagar” para ser salvo, mas somente crer em Deus que o salvaria por Sua maravilhosa graça.

O texto de Efésios 2 nos relembra a necessidade de voltarmos aos princípios da reforma nos dias turbulentos em que vive a igreja contemporânea. Paulo afirma que a vida de Deus em nós, somente se tornou possível por causa de Jesus, e de Jesus somente. A razão é muito simples, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados, e Deus nos deu vida em Jesus. Foi exatamente isto que o Eterno fez.

O texto também afirma que a misericórdia e o amor de Deus são os elementos que promoveram nossa salvação. O amor de Deus e sua misericórdia são claramente vistos na ação histórica redentiva de Jesus Cristo. Deus se revela por completo, inteiro, em Cristo por seu grande amor e sua infinita misericórdia. E essa salvação só pode ser encontrada na pessoa e obra de Jesus, o filho de Deus.

Pela Graça sois salvos mediante a fé, essa é a grande mensagem da Reforma. Não se alcança salvação por méritos próprios nem por boas obras, e isso significa que toda a glória e honra a respeito de nossa salvação, é para Deus exclusivamente. A ele, portanto, todo o louvor.

Neste dia que comemoramos o Dia da Reforma Protestante é muito importante que pensemos sobre os ensinos que levaram aquele homem a tomar tal atitude. Precisamos, como Lutero, batalhar pela fé evangélica que foi entregue a nós (Judas 3). Hoje é tempo de um retorno aos princípios da Reforma – volta às Escrituras e uma vida de gratidão pelos atos de graça e misericórdia de Deus para conosco.

Que Deus nos ajude a enxergar esta realidade com clareza e a viver de conformidade com o seu precioso chamado.

Rev. Robson Gomes

Os comentários estão fechados.