Sobre o Carnaval e a Quaresma

O feriado de Carnaval é a “festa” que é comemorada nos dias que antecedem o período da Quaresma, que por sua vez são os 40 dias de penitência antes da Páscoa. A Quaresma, como determinou o Concílio de Nicéia (325 a.C), dura 40 dias: começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, domingo anterior a Páscoa. No entanto, desde o pontificado do Papa Paulo VI, a Quaresma tem duração de 44 dias, pois só se encerra na Quinta-Feira Santa. Aqui na Missional do Caminho, guardamos a Quaresma até a Sexta-Feira da Paixão.

Durante a Quaresma, uma das proibições costumeiras da Igreja Católica Apostólica Romana era a de se comer carne. Possivelmente de onde vem o nome Carnaval, que para alguns etimólogos significa “prazer da carne.” O objetivo é que, antes das “tristezas” e continências impostas pela igreja no período da Quaresma, a “festa” do Carnaval viria para que o folião “esbanjasse” nos prazeres da “carne”, antes de sua privação. É no período de Carnaval que as pessoas pretendem “descontar” na folia, dos dias que deverão fazer penitências religiosas – interessante que a maioria dos foliões nem guarda a Quaresma e nem são cristãos praticantes.

A Quaresma, então, é o tempo litúrgico para a preparação para a grande Festa da Páscoa. É tempo para pensar em arrependimento e de tomar atitudes no sentido de mudar algo em nós para sermos ainda melhores pessoas e poder viver mais próximos do nosso querido Jesus Cristo. Esse tempo faz parte do calendário litúrgico das igrejas cristãs, e é um momento muito importante e especial para relembrarmos o grande amor de Deus revelado na pessoa de nosso Salvador.

Na Quaresma é como se Cristo nos convidasse a mudar de vida, a parar e refletir sobre nosso comportamento para com Deus, para conosco mesmos, para com o próximo e para com a criação. Somos convidados a viver a Quaresma como um desafio de nos achegar mais a Deus, e nos comprometer a nos tornar mais parecidos com ele. Nosso comportamento deve buscar, particularmente, a leitura mais intensa da Palavra de Deus, orar com mais vigor, jejuar com piedosa atenção e praticar as boas obras que a bíblia nos orienta a fazer. Essas são atitudes cristãs, que devem ser praticadas durante todo o ano, que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que, por ação do pecado em nós, nos afastamos tanto de dele.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação. É na Quaresma que aprendemos a conhecer e apreciar mais a cruz de Cristo. Com isso também aprendemos a tomar nossa cruz com alegria, assumindo nosso papel de discípulos do Senhor Jesus, e segui-lo com fé, confiança e coragem.

Por isso o meu convite é para vivermos o tempo da Quaresma, não somente como uma data do calendário religioso, mas como um estilo de vida. É nos incorporarmos ao Mistério Pascal de Cristo, ou seja, meditar e viver a história da salvação realizada por Deus em favor da humanidade. É acima de tudo vivermos de fato os ensinamentos do Mestre Jesus, com intensidade e verdade.

Assim, vivamos profundamente esse tempo de preparação, de antecipação, de vigília, enquanto aguardamos o retorno glorioso de nosso amado Senhor Jesus Cristo, a nossa Páscoa, a verdadeira Páscoa!

Os comentários estão fechados.