Ser Igreja Missional é um Chamado

Primeira coisa que preciso dizer é que a ideia de ser missional é mais que uma ação religiosa ou denominacional, é sim uma espiritualidade sadia, um estilo de vida, um chamado, um ministério, uma missão. Muitos ainda não entendem os princípios e bases de uma comunidade que se denomina Missional, mas sendo simplista e tentando sintetizar a ideia, ser missional é um apelo pessoal e comunitário para pregar e viver o Evangelho se Jesus de forma séria, simples, sincera e cotidiana. É simplesmente viver a vida cristã onde estamos inseridos, nos afazeres diários e assim, revelar o amor e a graça de Deus aos que estão próximos a nós. E isso não é prerrogativa dos chamados missionais, pois, toda a cristandade é convidada a viver desta forma.

Isso muda um pouco o conceito de igreja. O ir e vir a igreja não pode ser o centro de minha espiritualidade, nem o que me define como cristão; tampouco o meu convívio religioso e meramente social definir o que vem a ser a igreja de Jesus Cristo. Entretanto, é pelo congregar que ela faz sentido e toma forma. Por isso a igreja deve ser o estímulo e a motivação para viver Jesus, o Nazareno, e seu sublime chamado de evangelizar os povos, e não o fim em nela mesma. Não dá para esperar dela, da igreja local, a nossa única fonte de espiritualidade, o passaporte para salvação eterna, uma agência atenuante da culpa, ou mesmo uma boa desculpa para nosso viver pecaminoso. Claro que não! A igreja e seu convívio precisam ser muito mais que isso, e minha vida deve ter um propósito muito mais sublime que o simples ir e vir à igreja.

Preciso ser honesto e dizer que a maioria das pessoas não compreende esse conceito de igreja, e inclusive uma boa parte dos pastores por aí. Isso é uma realidade muito séria que precisa mudar. A coisa é bem simples: se eu não amo a Deus de todo o meu coração, se eu não influencio as pessoas ao meu redor, se eu não comunico a mensagem de salvação para os mais próximos através de meu testemunho de vida, se não sou irmão de verdade daqueles que sofrem e padecem, se eu não consigo me alegrar com as vitórias dos das famílias da fé que caminham comigo, se eu vivo somente para ao meu umbigo, que tipo de cristão eu sou? Na verdade, a pergunta é mais séria: será que realmente sou cristão?

Cremos que a igreja local é meio e instrumento de intervenção divina na comunidade que ela está inserida, influenciando e gerando transformação através de seus ministérios e serviços, através de relacionamentos vigorosos e salutares, uns com os outros e com o senhor da igreja, Jesus Cristo. Mas, lembre-se, entretanto, que a igreja é formada na sua essência de pessoas, que a fazem verdadeiramente igreja, ou seja, eu e você é que realmente podemos ser chamados de igreja, e não o prédio onde congregamos. Então, somos nós mesmos, e não uma instituição qualquer, que devemos levar a boa nova que salva pessoas do inferno.

Nossa compreensão é que através da igreja local, foco de nossa missão, somos chamados a servir as famílias que estão ao nosso redor. Isso significa que eu e você precisamos nos implicar mais com a nossa realidade, nos envolver com o nosso cotidiano onde Jesus nos plantou e nos quer trabalhando. Esse é um chamado simples e lindo, e devemos vive-lo de forma intensa e verdadeira.

Esse nosso entendimento de “igreja” está apoiado no desejo sincero e profundo de viver a fé cristã de maneira relevante, de fato e de verdade, e que a ação de todos que se denominam cristãos deve ser na direção de que precisamos ser guiados pelo espírito do Evangelho, a saber: graça, perdão, verdade, esperança e muita paz. Isso sim é Evangelho; é assim que missionais pensam e vivem; é assim que Jesus espera que entendamos a vida abundante que ele nos concedeu. Por isso, como bons crentes, vivemos intensa e intencionalmente a fé que Deus nos deu em Jesus.

Precisamos renovar nosso compromisso de levar essa verdade libertadora indiscriminadamente a todos àqueles por quem Jesus morreu. A Igreja Missional, nossa comunidade de fé, pelo que conhecemos, é a única no Brasil que colocou oficialmente em seu nome o termo “Missional”, e isso tem que ser levado a sério por todos nós aqui da Igreja Presbiteriana Missional do Buritis. Isso precisa mexer conosco!

Oro para que o Senhor, nosso Deus, abençoe a todos os membros de sua Igreja, invisível e indivisível, espalhada pelo mundo, mas de maneira muito especial oro por nossa comunidade e por cada um de nós, para que o Pai nos abençoe e nos guarde até o dia que se cumprirá a sua promessa de resgatar a tudo e a todos. Aguardamos esse dia, e enquanto isso nos esmeramos em viver de fato e de verdade o Evangelho transformador de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor.

Os comentários estão fechados.