Verificamos nas Escrituras Sagradas que o Criador estabeleceu leis para que ele pudesse se relacionar com sua criação. Essa é uma maneira de Deus se fazer conhecido entre nós, os mortais. Ele se manifesta no meio do seu povo e ao derredor através dessas leis e princípios. Há muitos exemplos dessas leis, mas há uma específica que gostaria de compartilhar com a igreja – a Lei da Semeadura.
O texto acima nos informa sobre essa realidade. Apesar dele se referir diretamente a contribuição financeira, eu gostaria de sugerir algumas outras sementes que poderíamos plantar nas lavouras de nossa vida. A ideia dessas diferentes sementes para plantarmos ao longo de nossa jornada é algo que “tomei emprestado” de um pastor muito querido que faleceu este ano, o Rev. Elben César, da Editora Ultimato, em um artigo antigo de sua revista de 1.999, que mais tarde veio a se tornar um livro de sua autoria.
A bíblia e a vida nos ensinam que devemos plantar se quisermos colher. Se quisermos ter vida feliz e próspera, devemos nos empenhar em plantar boas sementes que produzirão frutos de alegria e felicidade. Devemos nos lembrar de que essas sementes são dadas por Deus, e que ele é o grande e o único doador de todas as bênçãos, pois “toda boa dádiva e todo dom perfeito vem de Deus” (Tiago 1.17). Há pessoas que pensam que elas mesmas são responsáveis pela sua prosperidade e sucesso, pelas “sementes” que vêm acumulando em seus celeiros. Tiram Deus de cena e se colocam no centro do palco, como se tudo dependesse delas mesmas. Um grande engano! Tornam-se idólatras e buscam desesperadamente os bens materiais e nada mais, correndo atrás do vento.
A verdade é que sem Deus nós não teríamos nem o ar que respiramos, nem a saúde para o trabalho, nem mesmo o apetite para nos alimentarmos, fontes de energia imprescindíveis para uma vida produtiva. Deus é quem dá todas estas coisas. Não há como negar tamanha bênção de provisão e cuidado. Portanto, saiba-se que Deus dá graciosamente as primeiras sementes, os dons, os talentos, o trabalho e a saúde, a capacidade e a força, a inteligência e diligência, e todas as outras sementes boas que precisamos para plantar uma plantação abençoada. Devemos plantar boas sementes para colhermos excelentes frutos.
Outro aspecto é que para colher é necessário plantar; para receber alguma coisa de volta, é preciso doar. Esse é o princípio divino, essa é a matemática de Deus: quanto mais se investe, quanto mais de doa, mais se tem. Quanto mais plantamos, mais colhemos, lembrando que tudo o que plantamos isso também colhemos (Gálatas 6.7).
Deus quer nos presentear com boas sementes e quer mudar a plantação de nossa vida. Ele quer nos fazer prósperos e que desfrutemos de paz e harmonia. Ele quer que comecemos a plantar boas palavras, esperança e fé, boas amizades, boas lembranças, e também nossos recursos financeiros. É isso que você deve procurar plantar em seu “quintal”, e muitas outras coisas boas e edificantes que você conseguir nominar mas plante sementes que edificam, pois assim seremos mais que bem-aventurados, como nos afirmam as Escrituras Sagradas.
Que o Eterno nos abençoe ricamente para que sejamos uma linda plantação para a glória exclusiva de Deus Pai. Amém.
Rev. Robson Gomes