Santa Sã Doutrina

Essa porção da carta a Tito nos convida a entender sobre aquilo que convém à sã doutrina, que, nada mais nada menos, são os padrões que todos os cristãos missionais devem ter como prática diária. Elas são verdades muito importantes para a boa saúde da espiritualidade pessoal e comunitária, num mundo onde os absolutos foram banidos e a verdade relativizada. Nesse ambiente, a igreja precisa reproduzir bons cidadãos para modelar, de alguma forma, a sociedade ao nosso redor. Esse é o papel dos membros do Corpo de Cristo, esse é o nosso chamado para cumprir a Missio Dei. Precisamos ser sal e luz para toda a humanidade, padrão para todos os homens e em todos os lugares.

Assim, precisamos saber o que fazer e como fazer para que alcancemos os resultados eficazes na proclamação das Boas Novas, para que o nosso Deus seja glorificado através de nós. As Sãs Doutrinas servem para nortear nossas vidas e todos os nossos comportamentos, para que o Eterno seja glorificado. Por elas somos guiados a fazer aquilo que nos convém fazer, o que Deus espera que façamos. Sem as santas sãs doutrinas ficamos meio que sem Norte, e assim perdemos tempo e esforços, muitas vezes nem atingindo os resultados espirituais que desejávamos.

Aqui no texto que lemos estão algumas características da sã doutrina que produzem caráter influenciador naqueles que amam a Deus e o glorificam em suas vidas, características verdadeiras de um cristão verdadeiro que serve o Reino Eterno do Deus Vivo: Temperança, Sobriedade e Sensatez – a prudência e o autocontrole devem compor as características das pessoas modelos para este mundo. Uma pessoa ajuizada, com ações que promovam a conciliação é o que está aqui ressaltado; Vigor na Fé, no Amor e na Constância – Pessoas que se interessam pela vida dos outros, que diante das dificuldades olham para o Alto e esperam em Deus somente. Não se abatem com as lutas, mas diante das tribulações ainda tem fé para compartilhar a esperança com os outros; Prudência no Falar – São pessoas que aprendem que vale mais o silêncio do que palavras que agridem, que caluniam, que maltratam, que prejudicam. Elas são pacientes para ouvir, e estão sempre prontas a acolher o necessitado de alma; Procedimento Exemplar – Não que sejam santas, que não tenham pecados, mas lutam por manter seu testemunho firme diante das pessoas e do mundo; Procuram Ensinar o Bem – Elas estão buscando ensinar os outros a prática do bem, através de suas vidas e pela Palavra de Deus; Criteriosos para as Boas Obras – O discernimento é muito importante na vida das pessoas. Saber os caminhos a trilhar e boas decisões a tomar são ações buscadas, entendendo que a sabedoria quem dá é Deus; e é dele que buscam ouvir e depender; Honestidade e Fidelidade – No trato com as pessoas e na prestação de serviços são exemplos de honestidade. Suas palavras são sim, quando sim, e não, quando não. Convivem com suas responsabilidades de forma que ninguém precisa chamá-los à atenção.

As pessoas que são moldadas pela sã doutrina revelam uma enorme gratidão pela fidelidade de Deus para consigo mesmo, e consequentemente para com suas promessas de paz e bem, e assim vivem para agradar àquele que é o único digno de toda adoração e glória: Jesus Cristo, o Senhor.

Por certo, seguindo as características acima, seremos modelo da graça e do amor de Deus, e viveremos sempre agradecidos pelo seu grande cuidado para conosco, glorificando-o em tudo. Busquemos, portanto, viver para sua exclusiva glória seguindo suas santas sãs doutrinas. Amém.

Rev. Robson Gomes

Os comentários estão fechados.