Santa Ceia. Servidos?

Deus se manifesta graciosamente através da Santa Ceia. Ela é certamente um meio de graça instituída pelo Senhor Jesus. Um banquete para toda Sua igreja! A graça divina é visivelmente percebida nela com muita intensidade, pois a refeição com o Mestre é para todos os pecadores que foram alcançados por sua cruz. Ninguém tem condições de participar da Ceia do Senhor com pureza moral completa, pois somos seres humanos ainda circunscritos pelo pecado. A bíblia nos afirma que todos pecaram e necessitam da graça divina; e infelizmente continuaremos a pecar até que Jesus volte. Por isso a Ceia somente é possível para mim e para você pela graça, e pela graça somente. Tá servido?

Tenha sempre em mente que a mesa de Jesus é servida para pecadores, como eu e você, gente que peca, mas se arrepende e confessa suas faltas. Simplesmente gente, pessoas que buscam com sinceridade se ver livres de seus pecados e mazelas e caminhar prosseguido na direção da santidade. Todos os cristãos verdadeiros participam da mesa da Eucaristia com os corações muito apertados e contritos, compreendendo que são carentes da graça divina e que não merecem o banquete espiritual que ela representa. É pura graça. É graça concedida a gente pecadora. Servido?

Nós reformados cremos que a Ceia é um sacramento instituído pelo Mestre. Na Santa Ceia, o pão é pão e o vinho é vinho, contudo, após serem separados para o fim da comunhão, carregam a presença do Cristo ressurreto – entendemos que Jesus está realmente presente nos elementos pão e vinho, contudo não corporalmente, mas espiritualmente. Essa é a visão reformada, pois significa que Jesus se encontra presente na substância do pão e do vinho, sem modificá-los ou transformá-los, contudo, sua presença não é física, e sim espiritual; e a Ceia para nós é muito mais do que uma simples lembrança do que Jesus fez por nós.

A pessoa completa de Cristo é desfrutada na Santa Ceia, possibilitada pela comunicação especial (mística) do Espírito Santo com os elementos (pão e vinho) e com quem os recebe, e tudo isso através da ministração da Palavra de Deus. Ela é um momento lindo de comunhão que promove uma união miraculosa com o Cristo ressurreto. Portanto, a pessoa completa de Cristo é desfrutada na Ceia através de seu corpo e de seu sangue – disso temos convicção.

Essa forma de pensar difere dos Católicos Romanos que acreditam que o pão e o vinho literalmente se transformam no corpo e sangue de Cristo (transubstanciação). Também diferencia dos Luteranos que acreditam que o pão e o vinho continuam sendo pão e vinho, mas a presença real e física de Cristo está neles (consubstanciação). Também pensamos diferente dos Anabatistas que entendem que a Ceia é somente um memorial do sofrimento de Cristo. No nosso entendimento teológico, a Ceia tem uma importância muito grande e é o elemento essencial para nos fortalecer na caminhada cristã, até que Jesus retorne em sua segunda vinda e comamos destes mesmos elementos pessoalmente com ele.

Entendemos também que qualquer cristão pode, e deve, participar da Ceia, mesmo que perceba que ainda há muito que caminhar, que ainda peca e é um ser humano frágil. Há uma heresia ensinada por aí que o cristão deve tomar a Santa Ceia somente se está livre de seus pecados e com a consciência limpa de que baniu de seu comportamento seus maus hábitos. Sendo assim, quem poderia, em sã consciência, tomar dos elementos da Santa Ceia?

A chamada para participarmos dela é para que examinemos a nós mesmos e cheguemos a conclusão óbvia e patente de que somos todos pecadores, necessitados da graça divina. Ponto final. Assim, reconhecendo nossa condição vil, arrependidos, pedimos perdão (e o recebemos), e confiantes na graça divina (e não em nós mesmos) comemos do pão e bebemos do vinho (corpo e sangue). A Eucaristia é para pecadores que desejam ser melhores amanhã do que foram hoje. Gente que reconhece que é carente e necessitada – e gente agradecida por ter sido convidada para tão importante acontecimento!

Por isso, porque não estamos “santos” o bastante (pois qualquer pessoa que fizer um autoexame honesto de sua condição chegará ao mesmo veredito: culpado!), não podemos nos esquivar da Mesa do Senhor; devemos encarar a Ceia com fé e recebê-la com alegria, justamente porque não somos “santos” o bastante e queremos ser melhores pessoas a cada dia.

Posto isso, devemos entender a seriedade do sacramento e sua importância para a vida do crente em Jesus. Fomos agraciados com Sua vida e devemos viver a nossa vida agradecidos por tamanho privilégio. Precisamos pedir que ele, Jesus, o nosso anfitrião, e a ele somente, que nos ilumine para compreendermos essa realidade transformadora do Evangelho de Jesus Cristo. Amém.

Os comentários estão fechados.