Samuel, o grande profeta

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/227202340″ params=”color=ff5500&auto_play=true&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”100″ iframe=”true” /]

Sua vida toda é marcada pela poderosa presença de Deus, desde sua concepção milagrosa. Sua vida como um todo é muito especial, mas seu nascimento e sua infância são muito peculiares. Ana, sua mãe, clama a Deus para conceber, e Deus em sua infinita misericórdia e graça, concede a ela seu pedido. Um detalhe muito especial em seu pedido é que ela o pede para uma entrega do menino ao serviço de Deus.

Bem, ela faz um voto de que se YAHWEH se aprouvesse dela, ela gostaria de ter um filho homem para que este pudesse servir no templo. Somente meninos podiam servir no templo, e ela não hesitou em pedir um menino. Deus a atende, e ela, no tempo determinado, “devolve” a criança para servir como auxiliar do sacerdote Eli. Desde criança esteve servindo no templo, e usando uma estola sacerdotal que sua mãe fazia para ele todos os anos. Lindo! Desde criança servindo a Deus com todo o seu coração.

Um detalhe muito interessante é que as Escrituras dizem que Samuel “…crescia em estatura e beleza diante de YAHWEH e diante dos homens.” (1 Samuel 2.26). O mesmo comentário também foi feito ao menino Jesus (Mateus 2.52). Uma característica especial daqueles que se dispõem a dedicar suas vidas a Deus, pois crescem em todos os aspectos. Há, entretanto, uma decisão firme de seus pais em “oferta-los” ao Senhor para que isso aconteça. Tanto Ana como Maria são as primeiras a cuidar para que seus filhos, Samuel e Jesus, cumprissem seus destinos no serviço do Reino de Deus. E eles, da mesma forma, respondem favoravelmente e com obediência; eles têm espírito de entrega e devoção.

Deus se agrada daqueles que de coração sincero se dedicam ao serviço da Causa. Somos peregrinos nesta jornada aqui na terra, e a melhor escolha é estar “no templo”, na casa de Deus o tempo todo.

Foi assim com Samuel, foi assim com Jesus. E as bênçãos para quem toma tal decisão são preciosas. Uma delas é que Deus se dispõe a falar com tais pessoas. Sabemos que preciosa é a certeza de que estamos caminhando na direção certa da vontade do Pai, que podemos ouvir Deus falando conosco; e os dois meninos citados tinham esta convicção, pois o próprio Deus falava com eles. Samuel, desde menino, ouve a voz de Deus que o dirige em todo o tempo. Jesus tem um relacionamento intenso e direto com o Pai.

Outra característica de quem decide servir a Deus com sua vida é que apesar das lutas e tribulações, eles gozam de paz interior e certeza de estarem cumprindo a vontade excelsa do Deus Eterno. As dificuldades da jornada somente servem para lapidar seus caráteres. Elas são vistas sob o ponto de vista espiritual, e eles não temem o que os homens possam lhes fazer. São pessoas destemidas, corajosas, e cheias de fé. A esperança é encontrada nelas, e a alegria passa ser cotidiana, apesar dos dilemas da existência humana.

Também os resultados de uma vida devota a Deus é a certeza de que muitos milagres acontecerão. Deus “move montanhas” para que a oração deles seja ouvida. Milagres são vistos e experimentados, e por suas orações intercessórias Deus abençoa o povo. Experimentam o poder de Deus!

Samuel é o grande líder da transição da implantação da monarquia em Israel. Morreu com ditosa idade e todo o Israel chorou por sua morte. Foi honrado e cumpriu com suas obrigações com um coração devoto e obediente. Assim também devemos viver, se quisermos que Deus fale conosco, que nossas vidas sejam repletas de propósito, e se queremos ver os milagres acontecendo.

Que Deus nos ajude a ter o mesmo sentimento que foi encontrado na vida de Samuel, e na vida de Jesus, o Cristo. Amem.

Os comentários estão fechados.