Sal da Terra e Luz do Mundo

Uma das passagens mais conhecidas da bíblia no meio Cristão, provavelmente é a de Mateus 5.13-16, onde Jesus compara diz aos discípulos que eles são sal da Terra e luz do mundo. É algo agradável aos nossos ouvidos, nos faz sentir muito especiais, mas agir no dia-a-dia de acordo com essas afirmações de Jesus sobre nós pode ser um grande desafio, porque sal e luz são duas coisas com características tão peculiares que dificilmente podem ser substituídos por algo similar.

Aquelas pessoas conheciam um sal que vinha de uma região específica do Mar Morto que não servia para conservar de alimentos, hoje sabemos que é porque ele contém vários tipos de minerais em sua composição, não era puro. Esse sal também tinha menos sabor, por isso era jogado nos caminhos, para servir de herbicida. Jesus usa este exemplo para advertir seus discípulos sobre o fato que nem todo sal cumpre seu papel.

Da mesma forma, a luz também precisa bem colocada para ser eficiente. Lembro-me de uma música que cantava na adolescência que dizia que nós devemos ser como “faróis na tormenta”, brilhando “como uma luz de esperança”. De nada adianta ser luz se não for para que essa luz seja vista, e é por isso Jesus usa o exemplo da cidade que é impossível de se esconder.

Deus quer que o seu Reino cresça através de nós, mas costumeiramente retrucamos e tentamos até nos esquivar de Deus. Sabemos, porém que apesar das desculpas que inutilmente tentamos encontrar, os planos de Deus são imutáveis. Lembre-se de quantas vezes Moisés insistiu com Deus que não poderia tirar o povo do Egito apesar de Deus já ter deixado claro o que iria fazer (Êx 3.7 a 4.11).

O contraponto é que como nos dizemos Cristãos, nosso maior desejo deveria ser realizar a vontade de Deus. Em João 6.28-29 a multidão pergunta a Jesus “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?” Jesus, por sua vez, responde: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

A única obra que Deus requer de nós é que creiamos em Jesus. Isso implica que andemos de acordo com o evangelho que recebemos por meio dele, enchendo o coração e a mente com a Verdade para que também possamos viver em conformidade com o que recebemos através do seu sangue.

Ao se assentar com seus discípulos no famoso sermão do monte, Jesus anuncia-lhes as boas novas do evangelho através das bem aventuranças, mostrando como os que o recebem são transformados em sua essência pela ação de Jesus em suas vidas. Sabemos não alcançaremos o alvo de perfeição durante nossa vida terrena, mas o evangelho nos mantém no caminho que temos de percorrer.

Essa transformação radical da nossa realidade caída para o novo homem remido pelo sangue de Jesus é o que permite que sejamos, de fato, sal e luz, para que a glória de Deus possa ser vista por todos através de nós, assim como também foi através de Jesus.

Os comentários estão fechados.