Rei Davi, o Tipo de Cristo

Hoje vamos refletir sobre a figura de Davi, rei de Israel, e suas semelhanças com nosso Cristo. Davi é considerado Tipo de Jesus, pois Deus, em sua soberania, achou por bem deixar rastros claros de Jesus de Nazaré na história e especialmente na história da nação de Israel. O rei Davi é um dos escolhidos para revelar Cristo no A.T.

Gostaria de usar somente dois exemplos desse rei de Israel, dos muitos registrados na história. Exemplos que revelam Jesus e sua obra de forma clara e bem definida. Sabemos que Cristo, como Deus que sempre foi, tem perfeições divinas, que chamamos de Atributos Comunicáveis e Incomunicáveis. Há muitos desses atributos percebidos na vida do nosso irmão Davi, que confirmam o tipo de Cristo em seu viver.

Um deles está registrado em 1 Reis 30: a cidade de Ziclague, onde Davi estava vivendo com suas mulheres e filhos enquanto se escondia de Saul, fora saqueada e queimada pelos inimigos de Israel. Davi chega com seus homens de suas campanhas militares e encontra a cidade totalmente saqueada e destruída, e as mulheres levadas cativas pelo inimigo. A situação é muito tensa, e ele consulta ao Senhor, e por ordem divina vai ao encalço dos amalequitas para restituir o que lhe fora tomado, na esperança de encontrar os seus entes queridos bem, e resgatar seus pertences. Eram 600 homens, que além de muito cansados, partiram sem detença na caça aos inimigos. Fazem uma parada às margens do ribeiro de Besor, e ali 200 homens, de exaustos que estão, não conseguem continuar. Davi segue com os outros 400, encontra os amalequitas, e os desbarata, trazendo de volta suas mulheres, seus bens e desposo.

Nesta história, a graça e a misericórdia de YAHWEH, revelada em Cristo, podem ser vistas nas atitudes de Davi, que, com compaixão digna de um homem de Deus, estende essa misericórdia e essa graça para aqueles que não conseguiram seguir adiante na batalha. Ele reparte os despojos com todos os 600 homens, à despeito de seus desempenhos. Assim age Jesus para conosco.

Outro episódio lindo na vida de Davi, que revela a manifestação da bondade e da justiça divinas, é sua atitude para como o filho de Jonatas, filho do rei Saul, por nome Mefibosete, aleijado de ambos os pés (2 Samuel 9). Saul sempre perseguiu Davi e intentou matá-lo, mas Davi sempre teve para com ele respeito e nas vezes que poderia tê-lo feito, ainda assim não o fez. A história nos conta que Davi, após entronizado como rei de Israel, vai ao encontro de familiares de Saul para lhes fazer bem. Alguns poderiam até pensar que havia maldade no coração de Davi, que “deveria” exterminar qualquer herdeiro anterior para que não ascendesse ao trono, mas o rei, como tipo de Cristo, queria mostrar bondade e fidelidade, e fazer justiça para com a casa de Saul.

Mefibosete, que se considerava um “cão morto”, recebe de Davi todas as posses de seu pai Jonatas, e ainda é constrangido a viver o resto de sua vida, juntamente com sua família, comendo à mesa do rei. Que atitude fantástica! A bondade com que foi agraciado, e o senso de justiça ditado por Davi, mudam a sorte de uma pessoa aleijada na vida e pela vida.

Como Davi, precisamos estender aos nossos companheiros de jornada, graça, misericórdia, bondade e justiça de Deus. Precisamos compartilhar daquilo que nós mesmos um dia recebemos. Cristo estava presente na vida do rei de Israel, e está, da mesma forma, presente em nossas vidas. Vamos, então, e vivamos de modo digno do Evangelho que fomos chamados. Que seja assim.

Rev. Robson Gomes

 

Os comentários estão fechados.