Reconhecendo e Aceitando Quem Somos

O pensamento de Paulo não é fácil de acompanhar. Paulo tinha uma mente muito brilhante, conseguia colocar, em um único versículo, coisas profundas demais. Neste texto de Romanos, Paulo apresenta qual é a vontade de Deus para a vida de cada um, ou qual é o nosso papel na vontade dEle.

Para entendermos melhor o que Paulo está trazendo para a igreja neste texto, vejamos os dois versículos anteriores. Neles, Paulo faz três exortações: Orienta a igreja a: oferecer o corpo como sacrifício vivo; não se amoldar a este mundo; e a se transformar pela renovação da mente, para experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

No versículo 3, Paulo agora está nos dizendo: Reconheça quem você é, diante desse plano perfeito de Deus. Não pense de você além do que convém. Não seja soberbo, mas seja modesto, pense de você mesmo com moderação, com humildade, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Paulo nos ensina a olhar para nós mesmos como convém, e nos dá o critério: segundo a medida da fé que o próprio Deus repartiu. Aqui Paulo está se referindo aos dons, talentos e habilidades que Deus repartiu conforme a medida que Ele quis dar a cada um de nós. São diferentes dons e em graus diferentes para cada um.

Devemos pensar sobre nós mesmos, conscientes das habilidades que Deus nos deu e das que também Ele não nos deu. Os dons de Deus foram dados a nós de forma gratuita, soberana e graciosa, conforme a Sua vontade para que possamos servi-Lo aqui, como igreja. Todos nós recebemos habilidades de Deus. Ele vai distribuindo o tempero dEle em nós. Dom não se aprende na escola, vem de Deus. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando ao fim proveitoso. Isso é importante! A manifestação do Espírito é para proveito da igreja.

Em seguida, nos versículos 4 e 5, Paulo faz uma analogia com o corpo. Diz que somos como um corpo, com muitos membros, cada um com sua função e que em Cristo somos membros uns dos outros. Precisamos uns dos outros e exercendo diferentes funções, segundo a graça que nos foi dada. Temos que lembrar que somos apenas um entre muitos, unidos e variados, e que não somos melhores que os outros, apenas diferentes. Precisamos da pluralidade dos dons.

Deus usa cada um, conforme o dom que Ele mesmo distribuiu. Precisamos saber quem somos, reconhecer que temos talentos para servir a Deus, mas também precisamos reconhecer os talentos que não temos, que não recebemos.

Às vezes, ficamos afoitos para ter dons que não nos foi dado e menosprezamos os que o Senhor nos deu. Não adianta querer cantar no louvor se você não tem voz afinada para isso. Talvez você não cante, mas você escreve; talvez você tenha um abraço que cura. Eu conheço pessoas assim, que quando abraçam, trazem cura, consolo. Não precisam falar nada. Amam através do abraço.

Todos nós aqui temos um talento dado por Deus. Cada um que está aqui tem um propósito no grande plano de Deus. Não menospreze as pequenas coisas. Aliás, são as pequenas coisas que Deus usa. Não menospreze a sua pequena função. O que Deus te deu é escolha dEle, mesmo que você ache pequeno, mas lembre-se que não existem coisas pequenas para Deus. Uma semente vira uma floresta, nas mãos do Pai.

Deixe Deus usar a sua vida! Não menospreze o que Ele já te deu. Cada um está cumprindo o chamado de Deus através de seu dom e do seu talento. Temos que estar no centro da vontade de Deus. Temos que usar o que Ele já nos deu. Tudo que passar pelas nossas vidas é para transbordar e abençoar outras pessoas. Deus usa aquilo que Ele distribuiu a cada um para o bem do todo. Mesmo que algumas vezes pareça insignificante. Precisamos parar de olhar para aquilo que é do outro. Pense que aquilo que você sabe fazer, aponta para o dom que Deus te deu. Deus nunca vai te mandar para uma geleira com uma roupa de verão. Não despreze o que Deus quer usar na sua vida. Reconheça e aceite quem você é, e isso te alegrará e honrará ao Pai Eterno.

Os comentários estão fechados.