Quando a Lei é Esquecida – Juízes 2.13

As histórias que temos contado têm trazido muita alegria ao meu coração e entusiasmo em pregá-las. Já estamos no momento em que o povo de Deus se estabeleceu com muito esforço na terra que Deus havia prometido dar a eles por possessão. Agora, depois de enfrentarem os inimigos naturais da terra, continuam ter que lutar para manter a conquista de Canaã. Nunca foi fácil para os israelitas, e foi assim que Deus planejou.

Assim as tribos de Israel foram assentadas na terra que mana leite e mel, e a vida foi se desenvolvendo. Josué já havia falecido, então eles ficaram sem um líder nacional. As tribos eram governadas pelos seus príncipes que tentavam manter a hegemonia do povo pelas tradições e legados de seus pais. Contudo isso não foi suficiente para que guardassem a Lei de Deus, como haviam sido instruídos por Moisés e Josué.

Eles, de acordo com as Escrituras, “… deixaram YAHWEH e serviram a Baal e Astorote.” (Juízes 2.13). Fizeram o que era mal perante o Senhor Deus e sempre estavam em grande aperto, e a maneira como Deus agiu para atenuar a maldade e o pecado, neste período de transição, foi levantar juízes para livrá-los por determinado tempo. YAHWEH suscitava um juiz que os livrava do mal e da opressão, e quando este falecia, a maldade voltava a imperar. Foram 12 juízes ao todo, até que Saul foi constituído rei sobre todo o Israel.

O problema com a situação de Israel era o seu desprezo para com a Lei de Deus. Em nenhum momento, e nem ninguém, se busca encontrar a Lei de Deus e aplica-la em seu cotidiano. Perderam-na e se esqueceram dela. O alerta dado por Deus para que o povo (Deuteronômio 6 a 8) o amasse de todo o seu coração, e que as Palavras dele fossem inculcadas aos filhos, pregada e vivida durante todo o tempo, para que ninguém se esquecesse de Deus e suas santas instruções, parece não ter valido de nada. Deus havia alertado que se desviassem de suas palavras e de seus ensinos sofreriam danos. Foi exatamente o que estava acontecendo no período dos Juízes. Esqueceram-se da lei divina.

Quando nos esquecemos da Palavra de Deus e dela nos apartamos, da mesma forma sofremos consequências danosas em nossa vida. Aqui na Missional pregamos um Deus amoroso e gracioso. Essa é a maneira como entendemos a pessoa de Deus, contudo, ensinamos da mesma forma, que Deus traça planos eternos e perfeitos através de sua santa e boa Palavra, e que quando nos desviamos dela sofremos as consequências de nossa desobediência e pecado.

Há uma necessidade urgente de nos mantermos fiéis a Deus e sua Palavra. Há uma necessidade urgente de seguirmos seus princípios e vivermos sob as influencias éticas e morais do Evangelho transformador de Jesus Cristo. É imperioso que entendamos, e o mais urgente possível, que sem seguirmos a orientação de Deus estaremos perdidos em nós mesmos; e isso, sim, é inferno aqui na terra: nós deixados a nós mesmos, aos nossos próprios cuidados.

Não podemos nos esquecer de Deus e sua Palavra como fizeram nossos irmãos no passado. Precisamos intencionalmente buscar a Deus e buscar obedecer todos os seus preceitos. Não podemos “perder” a Lei de Deus dentro de nossos corações, mas amá-la e honrá-la com todas as nossas forças. É isso que devemos prezar e fazer. E que o Deus Eterno nos conceda esta graça. Amém.

Os comentários estão fechados.