Promessa Cumprida

Hoje termina o ciclo da Páscoa com a celebração do dia de Pentecostes, quando relembramos a vinda do Espírito Santo para todos os eleitos de Deus.

O profeta Joel (Joel 2.28-31) anunciou essa promessa da vinda do Espírito Santo; Jesus ordenou aos discípulos para não saíssem de Jerusalém para que fossem revestidos de poder, pois o Espírito estaria enchendo e capacitando cada um deles para a obra de expansão do Evangelho (Lucas 24.49). E tudo foi cumprido fielmente, como nos relata o livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 2; e daquele dia em diante, daquela festa de Pentecostes, todos aqueles que recebem Jesus como seu Senhor e Salvador recebem gratuitamente e imediatamente a bênção completa da presença permanente e constante do Espírito de Deus.

Essa é uma benção que devemos dar sempre graças por ela, pois nunca mais estamos sós, como o Mestre mesmo falou (João capítulos 14-17). Jesus prometeu ir, mas deixar o consolador; Ele teve que voltar ao Pai, e disse que não nos deixaria órfãos, nem nunca estaríamos sós. Pentecostes – este é o cumprimento dessa promessa maravilhosa.

O problema é que muita gente por aí não entende o ministério do Espírito Santo de Deus. A Bíblia nos ensina sobre ele, e sobre ele dá testemunho. A obra do Espírito é uma realidade para o tempo em que vivemos hoje. Sem o Espírito de Cristo em nós não teríamos autoridade de falar ou viver o Evangelho da salvação. Na verdade, o Espírito veio para glorificar o Cristo, e seu objetivo é testemunhar da obra deste Jesus maravilhoso. O Espírito está em nós por causa de Jesus e seu ministério é glorificar e honrar a pessoa e a obra do Mestre.

O objetivo prático para nós é capacitar-nos para sermos testemunhas poderosas de Jesus onde quer que vamos. Por esta razão é que devemos, com toda dedicação, buscar ser “cheios do Espírito,” como nos ordena a Palavra do Senhor (Efésios 5.18). Estar cheios do Espírito é um processo interminável de busca. É estarmos sempre cheios e sempre sendo enchidos por Deus cada vez mais. Estar cheios do Espírito é nos encher do caráter manso de Cristo, dos ensinos das Santas Escrituras, do poder de Deus, pelos louvores àquele que nos salvou; é isso que a Bíblia diz, e como cristãos fiéis ao Senhor nosso Deus devemos levar muito a sério o que a Bíblia nos orienta.

Os resultados práticos na vida das pessoas cheias do Espírito é que percebem que todos os episódios do cotidiano têm um significado e sentido, e todos os acontecimentos em nossa existência servem para nosso aprendizado e crescimento.  São pessoas otimistas, independentes das circunstâncias. São cristãos que não ficam correndo somente atrás de bênçãos, mas andam atrás de um relacionamento íntimo e profundo com o abençoador.

Pelo poder do Espírito Santo de Deus somos capacitados a testemunhar um Evangelho genuíno, autêntico e transformador. É para sermos essas testemunhas de Cristo que o Espírito veio pleno para as nossas vidas.

Os comentários estão fechados.