Preparai o Cenáculo

O Evangelista São Marcos narra um episódio muito lindo onde mostra os discípulos preparando o local para tomarem a Santa Ceia com o Mestre Jesus. Aquela foi a primeira ceia, e muitas outras foram celebradas nestes últimos milênios pela igreja de Cristo espalhada pelo mundo. Gostaria de convidá-lo a preparar o seu cenáculo, que é nosso interior, nossas vidas, para a celebração desta noite. Prepare-o, pois o Senhor dos Céus deseja cear com você. Que privilégio!

Primeiro passo é examinarmos a nós mesmos. A culpa deve ser tratada aqui como um aspecto positivo na preparação do nosso cenáculo. É verdade que não gostamos muito de pensar neste aspecto da ceia: nossas faltas. Contudo, é gastando tempo pensando, refletindo e ponderando a respeito delas é que chegamos a conclusão de que pecamos contra Deus, contra nós mesmos, contra a criação e contra o próximo. É através do momento de contrição e reflexão que tomamos consciência de que nosso cenáculo não está em condições de receber o Senhor da Glória. A Santa Ceia nos convida para nos humilhar diante de Deus e reconhecer que somos pecadores carentes da graça divina. Isso implica que, sem a graça e a misericórdia de Deus, não somos nada e estamos terrivelmente perdidos. Devemos ter em mente que somos culpados e carentes do perdão divino.

Após essa constatação, você deve tomar posse do perdão divino. Em Deus está o perdão, só em Deus, como diz o Salmo 130. É tempo de pensar que a Ceia nos lembra de que Jesus morreu para pagar por nossas faltas e se fez maldição em nosso lugar. É isto que a Ceia proclama. O perdão divino já está consumado, e depende de nós para aceita-lo e assim nos apropriarmos de suas bênçãos. Isso somente é possível através de um arrependimento sincero e uma mudança de vida. Deus deseja que os pecadores se arrependam e vivam vida de santidade.

Lembre-se também de pensar no amanhã. O amanhã deve ser parte de nossa reflexão nesta hora tão especial da Ceia do Senhor, porque é por ele que temos a nossa esperança renovada. O Senhor Jesus institui a ceia para ser celebrada até quando ele voltar, por isso nossos olhos não podem estar voltados exclusivamente para o passado e nossos pecados, mas principalmente para o tempo da restauração de todas as coisas. Jesus vai voltar e nos redimir de toda a dor e dar-nos uma vida muito melhor. Creia nisso! Assim devemos ser melhores pessoas amanhã, melhores do que fomos hoje. Santidade deve ser perseguida a todo custo, mesmo em nossa dimensão limitada e frágil.

Por último, precisamos também prezar a Comunhão com os outros. Esta é uma atitude muito especial para fazer de seu cenáculo o lugar perfeito para um jantar com Jesus. A mesa do Senhor significa comunhão com os irmãos e irmãs, e maior comunhão ainda com o Pai. Quando nos achegamos e pensamos na comunhão “horizontal”, percebemos que não há lugar para egoísmo nem para o partidarismo. O amar uns aos outros deve ser um elemento central neste banquete. Devemos ter a alegria de partilhar do mesmo pão e do mesmo vinho com a família de Deus.

Para melhor preparar o seu cenáculo você deve estar disposto para abrir o seu coração e sua vida para a presença do outro e para a presença de Deus. Você precisa ter espaço para o estranho e para o estrangeiro, e acolher todos da família da fé, como você também foi acolhido.

O Senhor ordena que preparemos nosso cenáculo, pois ele estará ceando conosco. Arrume sua casa, arrume seu coração, arrume seu cenáculo, e assim venha e banquetear nele e com ele. Amém.

Rev. Robson Gomes

Os comentários estão fechados.