Perseverar pela Fé e na Confiança da Graça

João Calvino disse assim em seu “Livro Dourado da Verdadeira Vida Cristã”, nas páginas 52-53: “Quando nossa fé é testada pelo sofrimento, como o ouro é testado no fogo, e nós dependemos de Deus com todo nosso coração, e descansamos inteiramente na sua ajuda, somos agraciados com o mais excelente dom, o da paciência, e pela fé, nós vitoriosamente perseveramos até o fim”. O que ele quis dizer é que quando depositamos em Deus nossa confiança para tudo, tudo mesmo, ele mesmo nos dá a garantia de que venceremos e perseveraremos até o final. E isso é pura e mera graça.

O próprio reformador, Calvino, é um exemplo de perseverança: ameaçado e difamado pelos seus opositores, a quem ele se referia como seus “inimigos”, ele continuou com o mesmo zelo de pregar a verdade do Evangelho. Também passou por dificuldades naturais na vida, quando perdeu seu filho, e alguns meses depois, sua esposa adoeceu e veio a falecer. Ele também tinha sua saúde debilitada, que muitas vezes o impedia de trabalhar como desejava, e já no fim de sua vida ficou gravemente doente, acamado até morrer. Durante este período ele continuava a pregar sempre que possível, a lecionar, e ainda ditava suas cartas e exposições bíblicas para serem difundidas. Homem de fé e de coragem, que entendeu que somente podia perseverar pela graça divina, mesmo durante as tragédias e mazelas pelas quais passou na vida.

Da mesma forma somos encorajados a colocar em Deus e em sua graça bendita a nossa fé e confiança, sabedores que suas promessas feitas a nós nunca falham, especialmente em dias como os que estamos vivendo, repletos de tragédias e dores.

Portanto, confiar na graça e soberania divinas, no poder do Espírito de Deus que habita em nós, nos garantem a perseverança até o fim e a fé que precisamos para continuar. Devemos nos lembrar de que a perseverança pela fé é um dom que provem da graça, e da graça somente, pois mesmo todos os nossos esforços não nos garantiriam a tamanha bênção. Por isso, é assim que devemos nos aproximar desta verdade, com fé e confiança em Deus, e nos esforçando em tudo, como resposta positiva à tamanha graça,  para realizar a sua santa e bendita vontade, e nesse aparente paradoxo, vivermos, assim, uma vida alegre e feliz.

Quando entendemos que Deus é quem nos sustenta e que tem o controle sobre todas as coisas, pois reina e governa o universo; quando entendemos que nossa perseverança é exclusivamente pela sua ação graciosa para conosco, aí, sim, percebemos que nada pode nos separar de seu grande amor, nem mesmo as tragédias, a dor, ou mesmo a morte. É o mesmo Paulo que nos afirma isso quando escreve que nada poderá nos separar do amor de Deus (Romanos 8.35-39), e isso está se referindo especialmente a certeza da nossa salvação eterna e a nossa condição de persevera até o fim pela fé, através da graça.

A nossa fé em Cristo gera esta certeza de que ele nunca nos abandonará e nos garantirá a vida plena com ele, mesmo que passemos por vales sombrios como os que estamos vivenciando ultimamente. O certo é que, estribados no amor divinal, todos nós perseveraremos e alcançaremos sucesso na vida e na morte (e por sucesso entenda-se chegar salvo ao fim) somente pela graça bendita de Jesus. Com Cristo ao nosso lado temos a certeza de que seremos vencedores na corrida da fé, e de fato seremos “mais do que vencedores” (Romanos 8.27). Nós estamos seguros e nossa jornada será segura através da fé que temos em Cristo e em sua graça maravilhosa revelada a nós, meros e frágeis mortais.

Perseverar pela fé e na confiança da graça, mesmo em tempos difíceis, é uma garantia que todo cristão tem em Jesus, e isso deve produzir em nós paciência e perseverança, fé, confiança e determinação de prosseguir até o fim, pois ele assim nos prometeu.

Que o Eterno nos ajude em nossa árdua caminhada, para que nossa fé alcance êxito e produza cada dia mais vida para nós, e para os que estão ao nosso lado. Que seja assim.

Os comentários estão fechados.