Perseverando na Esperança

Com o começo de ano, temos várias expectativas sobre os planos, sonhos e desejos que ainda não foram realizados. Preocupamo-nos como será o novo ano porque ansiamos mudanças, transformações, recomeços e quem sabe até novos começos! Um ano novo traz a sensação de que algo de bom virá, que as coisas ruins que vivemos no ano que acabou não serão renovadas, que as tragédias ficarão para traz, junto com ano velho. Certamente, o novo ano trará novas histórias, novas conquistas e realizações, fazendo com que a minha vida seja nova em tudo. Esses sentimentos são próprios, são válidos, mas não são únicos.

Não foram poucos os momentos difíceis, desgastantes e cansativos para a vida de muitos. Aliás, é assim a nossa jornada aqui na terra. Ela traz cansaço e, muitas vezes, desânimo em continuar a nossa caminhada, e são esses momentos que nos fazem buscar oásis para renovarmos as forças e a esperança para continuarmos a caminhada. Ninguém discorda que há momentos pesados nessa caminhada, fazendo-nos sentir vazios, sem forças e que a estrada terminou, porém, não se pode esquecer que é Deus quem fortalece o cansado.

 

O cansaço, o desânimo, a falta de fé e esperança podem tomar conta de nosso coração por causa das frustações passadas. Eles nos trazem a sensação de que nada está acontecendo em nossa vida; uma mesmice de sempre! Não podemos desistir daquilo que Deus falou e prometeu. Não podemos nos apegar a esses sentimentos e deixá-los guiar esse novo tempo que está diante de nós.

Ano novo, novas oportunidades! É um novo tempo que se abre para sermos pessoas melhores, para vencermos as debilidades e os medos. É um tempo para crescimento e ensino. Portanto, precisamos ver este ano como uma nova oportunidade de Deus para a nossa vida.

O Salmo 119.105 diz que a Palavra de Deus é luz para os nossos caminhos, portanto, ela vai nos guiar na direção correta, além do que, retirar o medo, gerando confiança e perseverança na esperança em Deus.

A Palavra de Deus deve ser praticada em todos os momentos e lugares. Ela precisa estar impregnada em nosso corpo de modo a interferir e iluminar as nossas ações e reações, e para isso, é indispensável meditar nela. Não podemos esquecer que antes dos planos, projetos e mudanças de rotas, precisamos ter uma vida nova em Cristo e viver de acordo com a sua santa vontade modelando a nossa vida.

Deus prometeu prover a força, a energia e o poder que precisamos para prosseguir. Não precisamos dar ouvidos a outras vozes, nem mesmo a de nossa alma inquieta e ansiosa, mas descansarmos no Deus que é fiel a ele mesmo e é poderoso para cumprir tudo o que prometeu. O descanso e o renovar de nossas forças encontram-se nos cuidados de nosso Pai amoroso, e a nossa parte é apenas continuarmos ouvindo a sua voz e caminharmos em direção a ela, passando pelas montanhas e mares.

Os comentários estão fechados.