Se você procurar um bom significado para a palavra pecador, minha foto estará estampada lá. Me perdoe, mas a sua foto também estará bem ao lado da minha. Você é um pecador… eu sou um pecador… nós somos pecadores. E eu faço questão de nunca me esquecer disso. Assim, vivo um dia de cada vez, lutando contra esta minha natureza má.
Eu nasci num lar evangélico, fui batizado na infância e sempre permaneci na igreja de Jesus trabalhando alegre e fielmente para o Reino. Apesar disso, eu devo sempre me lembrar que a minha vida sempre foi contaminada pelo pecado e que eu tenho esta doença, este desejo, esta compulsão, esta natureza hereditária que me atormenta para que eu peque. Preciso me vigiar com muita intencionalidade e buscar ser melhor amanhã do que eu fui hoje.
Se você pensa que não é um pecador, na melhor das hipóteses, você é culpado de autoengano e, na pior das hipóteses, você é um mentiroso cara-de-pau. Saiba que uma pessoa, antes de um encontro pessoal com Jesus, tem o desejo de pecar, o desejo de sair à procura de mais pecado. Contudo, depois que encontra Jesus, ela continua sabendo que ainda tem dentro de si o mesmo desejo de pecar, mas agora tem também o desejo e a responsabilidade de confiar e no poder de Deus para controlar esse desejo. Essa é uma luta constante de todo crente. Essa é a diferença clara entre um pecador que nunca nasceu de novo e um pecador que nasceu de novo.
Infelizmente, se a maioria de nós é consistente em alguma coisa, nós, pecadores, somos consistentes no fracasso: com muita frequência temos pensamentos que não deveríamos pensar, fazemos coisas que não deveríamos fazer, sentimos coisas que não deveriam sentir, dizemos coisas que não deveríamos dizer; ou, pior, não pensamos, não fazemos, não sentimos ou não dizemos as coisas que deveríamos fazer! Todos nós falhamos. Consistentemente.
É verdade, temos boas intenções, e acredito, de coração, que a maioria de nós realmente quer ser boa gente. Mas, sem o remédio para o pecado, que é a graça e o amor de Deus que nos alcança imerecidamente, não há como progredir. O Espírito de Deus, quando vem e sopra Sua vida em nós, nascemos de novo, é essa é a solução para resolver nosso dilema com Deus. Somente a vida nova em Cristo resolve o problema mais sério da nossa vida, que é o pecado e a morte.
Apesar de nossa natureza pecaminosa, é a natureza de Deus, implantada em nós pelo Seu Espírito, que nos dá graça, que nos salva. É a natureza divina graciosa e amorosa, insistente, implacável em nos perdoar sempre, mesmo quando não merecemos, que altera nossa natureza. Como você pode perceber claramente, somos pecadores, mas, com a mesma clareza, percebemos que Jesus Cristo é a graça e a verdade que tanto precisamos.
Às vezes você pode se sentir um hipócrita quando vem à igreja, preocupado em adorar a Deus, levantar suas mãos em louvor, por saber que você não está “qualificado” para fazê-lo, porque suas mãos estão “sujas” com todo o seu pecado. Eu gostaria que você soubesse que essas “mãos sujas” são precisamente as mãos por quem Jesus morreu, e Deus quer que levantemos essas mesmas mãos em adoração a Ele. Isso porque a adoração não diz respeito a você ou como você está, mas é sobre Ele e Sua infinita bondade; é sobre Ele e Seu amor e graça infinitos; é sobre Ele e Sua misericórdia infalível.
Queridos, eu peço, não deixe que o inimigo com sua conversa fiada o afaste do trono de misericórdia e graça de Deus. Nosso Bom Pai é especialista em aceitar e abraçar o contrito de coração (Salmo 51.17). Sei disso por experiência própria e por confiar nas verdades absolutas das Escrituras Sagradas. Então, corra para ele, não dele. Ele nunca te rejeitará. Nunca!
Deus te deu vida para você desfrutá-la. Deus te deu tudo o que você precisa para você ter uma vida repleta de propósito. Talvez seja hora de você informar, notificar, comunicar a sua alma que é hora de mudar… é hora de mostrar a alegria do Senhor, que é a nossa força e que está dentro seu coração. Podemos, sim, sorrir, mesmo passando pelo que estamos passando. E, assim, esse seu sorriso alcançará outras pessoas que estão ao seu redor. Paz e bem!