Me lembro da primeira vez que estive em Belo Horizonte, quando a igreja se reunia numa “casinha” aqui no bairro, mas aquele lugar não era a igreja. Depois passamos a cultuar a Deus repetidas vezes nas dependências do Colégio Presbiteriano, mas aquele lugar também não era a igreja. Me lembro da tenda grande lá no alto e ali também não era a igreja. Finalmente, agora estamos em um prédio que foi uma oficina mecânica, e nós adaptamos este lugar e ele se tornou um lindo local de culto, que é um lugar maravilhoso e convidativo para adorar a Deus, mas novamente vou dizer que aqui não é a igreja.
A palavra “igreja” na língua grega significa “Os Reunidos”. Assim a igreja é, e sempre será, aqueles a quem Deus reuniu. Com que propósito Ele nos reúne em uma comunidade de crentes durante o culto dominical? Primeiro, para que possamos esvaziar nossos corações diante de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de Deus, o Pai de todos nós. Quando esvaziamos nossos corações, nossas mentes e nossos espíritos, como um presente, uma oferta nossa para Ele, em adoração, Ele, então, nos alimenta com todos os dons, os Seus bons presentes espirituais, que cada indivíduo reunido ali precisa, para que possamos, da mesma forma, alimentar outros. Assim, devemos alimentar uns aos outros para que possamos estar sempre cheios das muitas boas dádivas dadas a cada um de nós.
Isso aconteceu claramente no domingo passado pela manhã. Quando almoçamos hambúrgueres deliciosos, houve ali muitos dons compartilhados: aqueles que prepararam o alimento e o lugar; os que se dispuseram a comprar as coisas para o evento; aqueles que decoraram e limparam tudo, para deixar nosso local pronto para o culto da noite; aqueles que estavam na chapa preparando os hambúrgueres e as batatas fritas; aqueles que traziam a cana e faziam o caldo de cana; teve algumas pessoas que ajudaram a estacionar nossos carros; e muitas pessoas que trabalharam durante todo o tempo. Todo mundo ajudarou a tornar nosso almoço um sucesso, cada um usando seus dons para o serviço da Causa do Evangelho.
Neste aniversário, nós, os “Reunidos”, devemos nos lembrar de que temos outros dons espirituais e somos chamados a alimentar uns aos outros com eles. Este aniversário tem que ser um ato de gratidão a Jesus por nos sustentar e nos ajudar a crescer durante todos esses anos, tanto espiritual quanto numericamente. Sabemos que, quando alimentamos uns aos outros, temos tudo o que Jesus considera que precisamos como “igreja”, para sair e alimentar o mundo lá fora com sua Palavra de amor e misericórdia, usando-nos com o mesmo alimento espiritual que Ele nos dá, e assim sendo gentis e atenciosos com todos a quem Jesus coloca em nossas vidas todos os dias.
Este aniversário também deve nos lembrar sobre o nosso nome, “Missional do Caminho”. Neste aniversário, nós devemos comemorar e celebrar, não apenas comendo hambúrgueres e nos divertindo, mas cumprindo a missão que Jesus nos deu como Seus “Reunidos”, que é: Sair por todo o mundo, compartilhando o Evangelho de Jesus e fazendo discípulos aqui em nossa cidade e também em todo o mundo.
São 15 anos de bênçãos e isso precisa nos lembrar das muitas vezes que Jesus nos alimentou com muita fartura, e quantas vezes nós alimentamos uns aos outros e outros tantos ao nosso redor. Agora é a hora de lembrar que devemos alimentar o mundo com a única verdade que importa: Jesus Cristo é Senhor de todos e o Seu amor é por todos a quem ele chama e a quem Ele usa para ser a Sua luz, o Seu amor, a Sua misericórdia, a Sua ternura, vivendo, como Ele fez, tudo o que pregamos. Não sejamos orgulhosos, mas humildes e amorosos uns para com os outros. Jesus nos alimentou muito bem, nunca se esqueça disso. Agora vamos continuar a agir da mesma forma uns com os outros para que possamos sair pelo mundo e alimentar aqueles que estão famintos e cegos espiritualmente.
Obrigado, Jesus, por cuidar de nós, por nos amar e nos perdoar tanto nestes últimos 15 anos, e que nós, seus Reunidos, possamos adorar-te através de nossas vidas cotidianas, assim como o fazemos através de nossa adoração cúltica dominical comunitária. Nós te amamos, Senhor Jesus! Agora e para sempre o Senhor é, e sempre será, o nosso Rei e Salvador.
Parabéns, Igreja Missional do Caminho! Amo vocês!