Esse foi o tema de nosso ano de 2020. Pregamos no livro de Gênesis e foi uma experiência muito abençoadora. Quem acompanhou os sermões foi muito impactado com a Palavra de Deus – disso tenho certeza. Contudo, fico pensando se o versículo chave de nosso tema gerou algum impacto em nós, se gerou alguma transformação. Fico pensando se, de fato, ele fez diferença em nossas vidas. Deveria, pois se a pessoa de um Deus Todo-Poderoso e fiel não mudou a nossa expectativa de experimentar um tempo de mais alegria e mais paz, pouco se foi aproveitado dos sermões.
Já que para Deus não há impossíveis, e nós atestamos que cremos nisso, não há a menor razão de duvidar de que ele irá fazer uma obra abençoadora em nossas vidas, bem como ele irá responder as nossas preces. Talvez nem tanto quanto queríamos, mas com certeza respondeu, responde e responderá todas as nossas petições. Ele é o Deus que faz infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós (Efésios 3.20). A ele, pois, toda a honra e toda a glória! Sem sombras de dúvidas, ele é o Deus do impossível – até mesmo porque o que é possível cabe a nós realizar para a glória dele.
O assunto do momento continua sendo essa crise mundial sem precedentes que vivemos neste ano que se finda. Tememos por nossa saúde, por nossa estabilidade financeira e emocional, e certa insegurança e terror ronda nossos pensamentos quase que diariamente. Vivemos tensos pensando sempre no pior, esquecendo-nos de há um Deus poderoso para fazer “infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós”.
Há momentos em nossa jornada que precisamos ver o poder de Deus e crer no que ele é capaz de fazer. As circunstâncias, às vezes, tentam nos forçar a questionar sobre Deus e seu poder, mas isso somente é aceitável dado à nossa condição humana e frágil. Contudo, devemos nos lembrar sempre de quem Deus é, e isso nos bastará!
O texto de Efésios 3.20 revelam algumas coisas sobre esse Deus Todo-Poderoso em quem cremos. A primeira delas é que Deus, em Jesus, é poderoso para fazer tudo o que pedimos (um Deus Onipotente e Bondoso). O motivo é muito simples: ele escuta a nossa oração. O princípio é que ele está vivo e ouvindo cada uma de nossas preces e súplicas, e sempre nos responde. Além do mais, ele tem braços estendidos para agir, como diz o profeta Isaias, pois ele é o Deus que detém todo o poder do universo em suas mãos.
Ele também é poderoso para fazer tudo que pensamos (um Deus Onisciente e Misericordioso), pois conhece os nossos pensamentos e conhece todo o nosso pensar. Somos muito medíocres quando comparamos nosso poderoso Deus com nossos castelos humanos. Por mais poderosos que sejamos capazes de ser, ainda assim não podemos nos comparar com o Criador, aquele que sonda e perscruta todos os nossos pensamos e intenções. Ele é poderoso para fazer aquilo que nem nós mesmos temos coragem de dizer para ele. Ele conhece o nosso pensar, sonda as nossas mentes, de longe penetra o nosso coração e nos conhece profundamente, como diz o Salmo 139. Devemos, então, nos achegar a ele com ousadia, pois ele é poderoso para fazer mais do que pensamos ou imaginamos.
Terceiro e último, ele é poderoso para fazer muito além do que tudo quanto pedimos ou pensamos (um Deus Onipresente e Gracioso). Isso se dá porque os planos do nosso Deus para nós são muito mais altos do que os nossos próprios. Ele enxerga para além do que nós, em nossa pequenez e limitação, conseguimos enxergar. Ele sabe de nossas verdadeiras potencialidades e não nos deixa presos em nossos traumas e autocomiserações.
Portanto, não nos intimidemos diante das provas e das lutas do cotidiano. Deus tem mais para nós, por isso é que passamos por elas. Permita que Yahweh execute em sua vida os planos que ele tem para você. Coloque Deus em primeiro lugar, deixe que ele controle todo o seu ser e você verá a diferença em seus resultados. Precisamos nos lembrar de que ele só é poderoso para fazer muito mais, ou muito mais abundantemente, de tudo quando pedimos ou pensamos, porque a sua graça não é dada por medidas fracionadas. Por isso, não se acanhe! Vá em frente! Ore sem cessar! Clame a Deus! Pois, esse nosso Deus age em nós, pelo seu poder, vastamente mais do que mais, infinitamente mais e mais.
Povo amado de Jesus, não olhem para as circunstâncias, não olhem para o que é palpável, mirem-se na Palavra de Deus, na ação poderosa e sobrenatural do Deus Todo-Poderoso que age em prol de seus filhos e filhas. Ele é o nosso Deus que cumpre cada uma de suas promessas. Portanto, descansemos em sua bondosa graça, pois, ele faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos!