O texto acima remonta na história da reconstrução da cidade de Jerusalém com três homens de Deus: Zorobabel, Esdras e Neemias. Isso está narrado nos livros de Esdras e Neemias. Foram homens usados por Deus para fazer uma grande obra de despertamento entre o seu povo escolhido. É por isso que escolhi este tema para a nossa reflexão, com a mesma expectativa de um despertar novo para as novas coisas que Deus está fazendo aqui em nosso meio.
Esses episódios aconteceram na história pós-exílica de Judá, depois que muitos foram levados cativos pela Babilônia (que posteriormente foi tomada pela Pérsia). A história que lemos acontece na última parte do exílio e marca o início do retorno do povo para Jerusalém. Assim, Zorobabel tem a responsabilidade de reformar o templo e para isso encoraja o povo a começar a obra e fazer da reforma da Casa de Deus algo importante e prioritário para aquele povo sofrido. A saudade de adorar no templo e a falta do culto coletivo e comunitário era uma grande tristeza para o povo de Israel. A chamada do homem de Deus foi para que o povo voltasse a congregar com entusiasmo, a cultuar com alegria, e a servir a Deus com suas vidas. Não é esse o mesmo chamado para nós nesse tempo e hoje? Voltar para o templo? Pense nisso.
Já Esdras tem a incumbência de fazer com que o culto tomasse o seu lugar de devida importância e relevância espiritual e social para o povo de Deus. Eles foram desafiados a uma vida de maior compromisso com as questões de Deus, em obediência aos princípios e valores divinos. Foram chamados para amar a Deus e seus princípios de paz, e fazendo isso com alegria e de todo o coração. Os valores do Reino de Deus deveriam ser prezados com amor leal e dedicado a YAHWEH e ao serviço do próximo e à Causa. Esse também serve direitinho para nós nos momentos que estamos vivendo, não é mesmo? Prezar a Deus e seus valores divinos com alegria…
O nosso irmão Neemias ficou com a incumbência da reconstrução dos muros. Ele achou favor diante do rei da Pérsia e recebeu todos os recursos para, junto com o povo que já estava lá, mesmo em condições precárias, de levar a cabo a reconstrução dos muros, que aconteceu de forma miraculosa em 52 dias. Ele desafiou o povo a planejar cuidadosamente a obra, dedicar de coração a ela, com toda responsabilidade e garra. Teriam que vencer obstáculos e inimigos, e com a certeza da presença de Deus, aliada à lealdade deles ao trabalho, iriam completar a obra com sucesso. E assim se fez. É forçoso aplicar essa verdade na nossa realidade da Missional do Caminho: dedicar de todo o coração à obra de Deus neste novo tempo.
Todo aquele processo foi realizado com trabalho, muito trabalho, dedicação e vigilância, ou seja, muita coragem e fé, compromisso, oração e dedicação. As resistências foram superadas e cada um cumpriu o seu papel com empenho, dedicando seu tempo, seu talento e seus recursos para que toda a obra fosse completada com sucesso. A confiança era no poder e na boa mão de YAHWEH, que era com eles, mas também na dedicação completa de suas vidas para a obra de Deus.
De acordo com as Escrituras, o povo logrou êxito e os resultados foram marcantes. O término dessa história é lindo e revela o cuidado de Deus para com seus eleitos: a cidade foi reformada, renovada, reconstruída; o templo foi restaurado, e o culto reestabelecido; assim a vida do povo, que começava a voltar do cativeiro, encontrava ordem, alegria e paz. Experimentaram a renovação na cidade e em suas vidas. Coisa linda que Deus fez!
Da mesma forma, nós estamos sendo chamados para este ano de 2.021, para nos munirmos com as mesmas características que labutaram os nossos irmãos no passado. Eles experimentaram uma mudança de atitude, animados pela boa de Deus. Eles renovaram suas forças e seus votos, e colheram os frutos de uma colheita linda e próspera. Eles experimentaram o avivamento!
Mas, para isso, uma mudança tinha que acontecer; e ela iniciou dentro de seus corações para que tivessem êxito em completar tamanha obra. Os resultados palpáveis foram somente uma expressão externa do avivamento que havia iniciado em seus corações. É isso que precisamos almejar e ansiar, e isso se dará com um relacionamento pessoal e íntimo com o Mestre Jesus. Só assim os resultados serão certos e abençoadores.
Que YAHWEH nos ajude e nos anime nesta nossa nova caminhada. Amém.