Os que são Bem-Aventurados

Durante este ano de 2.019 iremos estudar os livros da literatura sapiente e sua importância para o povo de Deus. Vamos iniciar o mês de maio com os Salmos 1 e 2, mais diretamente o salmo primeiro. O editor desses escritos fez com que esses dois salmos se tornassem o prólogo, a introdução de todo o saltério. Eles devem ser lidos juntos, e compreendidos um à luz do outro.

Como já disse, vamos abordar os salmos em sua reflexão mais linda para o cotidiano, buscando compreender e aplicar seus ensinos para a nossa caminhada. O Salmo 93.1 é o verso base de nosso tema para esse ano, e fala de quem Deus é, e aponta para quem nós somos. Essa é uma maneira bem bíblica, e bem missional de conhecer a Deus e sua realeza. O texto diz: Yahweh reina! E peço a Deus que os salmos, bem como os outros dois livros poéticos que estamos estudando esse ano, nos ensinem essa grande verdade sobre Deus e sobre esse universo criado.

O Salmo1 começa com algumas bem-aventuranças e o Salmo 2 termina com uma muito linda: Bem-aventurados todos os que confiam em Yahweh. Precisamos nos lembrar de que o termo bem-aventurado em hebraico significa “muito feliz”, “mais do que feliz”.  Então, o salmista, que nesse caso é o rei Davi, diz que as pessoas que são bem-aventuradas, ou muito felizes, devem evitar com todas as suas forças 3 coisas: Não andar no conselho dos ímpios, Não se deter no caminho de pecadores, Não se assentar na roda dos escarnecedores. É uma trilogia negativa que trará bênçãos sem medidas àqueles que se esmerarem em seguir essas preciosas instruções da Lei de Yahweh.

O texto nos convida a tomar uma atitude muito intencional de não nos contaminarmos com os valores mundanos. Estamos inseridos nessa realidade desse mundo mal e não podemos ser influenciados pela maldade e malícia daqueles que não temem a Deus.

O salmista também, em contrapartida, nos adverte que devemos amar a lei de Deus e reverenciá-la em nosso dia a dia. Esse é a atitude positiva que fará com que as bênçãos do Senhor alcancem plenitude em nossa existência. A pessoa que assim se comporta, ou seja, se desvia do mal e se apega ao bem, e ama a lei de Yahweh, ela é comparada a uma árvore que, intencionalmente, foi plantada junto a correntes de água. Essa árvore dá sempre fruto e o seu frescor e vida sempre são percebidos, mesmo em tempos de estiagem. São bênçãos para todos aqueles que se aproximam deles; são alegria e esperança para os que convivem com eles.

O texto também nos convida a enxergar o contraste entre as pessoas que buscam as coisas de Deus e as que não as buscam, aqui considerados os ímpios – ou os tolos, ou os néscios, ou os imprudentes, como são chamados em alguns momentos nas Escrituras Sagradas. Esses não prosperarão eternamente em seus maus desígnios e, por certo, sofrerão dano quando o Criador julgar a terra e nossas ações, num tempo ainda por vir. O salmista nos garante que Yahweh conhece o caminhar dos justos, dos que buscam a Deus, mas conhece também as intenções malignas daqueles que amam a si mesmos e servem a seus próprios desejos.

O texto nos convida a fugir da convivência com determinados grupos sociais, pois isso é vital para alcançarmos a felicidade. Precisamos, para tanto, pedir a Deus discernimento e proteção para identificarmos o ímpio, o pecador e o escarnecedor em nossa caminhada, para evitá-los.

A bem-aventurança do final do Salmo 2 fecha a reflexão quando nos assegura que todos aqueles que confiam suas vidas nas mãos do Deus Altíssimo, se refugiam em suas preciosas promessas, esses é que serão mais do que felizes – são os mesmos que se desviam do mal e se apegam ao bem, e que amam a palavra de Deus e a praticam. Quem age assim, produz uma conduta que revela retidão na ética e na moral em todas as facetas da vida, e em todo o tempo. São pessoas que assumem uma postura integra, coerente, em todo o tempo e em todo lugar. São confiáveis e “previsíveis” quanto as suas boas condutas e ações.

Eu quero ser um bem-aventurado! E sei que você também. O caminho está bem claro nestes dois salmos, e basta que o sigamos. Então, paz e bem a todos que assim querem viver!

Os comentários estão fechados.