Orar Pra Que?

Algumas vezes não compreendemos bem o porquê e para que orar. Outras vezes temos mesmo é muita preguiça ou não priorizamos com a devida atenção a oração. Um fato claro é que orar não é uma coisa fácil como algumas pessoas pensam que é. Contudo, é algo vital e essencial para as nossas vidas.

Se quisermos agradar de Deus e servi-lo com mais intensidade, devemos orar. É imperativo! É desenvolver um senso de dependência dele tão profundo que somente iremos fazer qualquer coisa, e como fazê-las, se nos dedicarmos em oração e recebermos dele a instrução devida para a vida. A oração precisa se tornar um hábito salutar para todo cristão, e isso permite que conheçamos a vontade de nosso Deus.

Orar deveria ser tudo na vida do crente, contudo em nossa cultura cristã reformada essa prática não é muito difundida. Por entendermos que Deus é soberano, faz tudo de conformidade com sua vontade, não damos a devida importância para orar. Esse é certamente um grave erro. Oração é vital para o crente e é ordenança do Senhor Jesus, como vimos no texto que lemos.

Entretanto, devemos nos lembrar de que uma vida de oração precisa estar atrelada a uma vida dedicada à leitura regular da Bíblia. Quando se ora, depende-se da Bíblia para essa prática. A oração deve estar acompanhada da Palavra. Quer aprender a orar como convém? Leia a Bíblia e ore com a Bíblia, isso mudará sua vida como um todo.

Ainda assim, algumas vezes ficamos com uma interrogação em nossa mente: Pra que orar? A resposta óbvia que o texto nos informa é em primeiro lugar por obediência. Mas além da obediência ao mandamento do Senhor, pra que orar? Para que nossas petições sejam conhecidas por Deus (Filipenses 4.6-7). A Bíblia nos conclama a andar sem ansiedade, depositando os nossos temores aos pés da cruz. Paulo escreve aos Filipenses e diz que a oração reduz a ansiedade e produz em nós esperança, trazendo paz às nossas vidas. Interessante que ele diz que a paz que advém da oração é fora da lógica, ou seja, apesar das circunstâncias, das lutas e das aparentes derrotas, quando oramos, podemos ter paz. E a paz de Cristo inunda nosso ser, e guarda, e protege, e sustenta nossos corações e nossa mente. Que bênção sem par!

Outra coisa é para que conheçamos a vontade de Deus (Salmo 25.14). A única maneira de conhecer o que Deus tem pra nós é estando perto dele e nos submetendo ao que ele diz. A oração nos coloca numa relação íntima com Deus, e ele, de forma graciosa, compartilha Sua intimidade com aqueles que o buscam. Deus quer revelar sua vontade para aqueles que se dispõem a entrar em sua presença e ouvir sua voz. Precisamos aprender a orar de acordo com a vontade de Deus, ou seja, orar e receber TUDO o que pedimos, conforme nos diz a Escritura Sagrada (Mateus 21.22). Quando estamos ligados a Deus e conhecemos a sua vontade, pedimos exatamente o que Deus quer pra nós, que é sempre o melhor. Quando estamos próximos a Deus ouvimos os seus sussurros, pedimos exatamente aquilo que precisamos, e assim recebemos tudo aquilo que pedimos. Muitas pessoas não entendem por que não recebem aquilo que pedem. Não recebem porque não sabem pedir, pedem pra si e em desacordo com a vontade de Deus. Só há uma maneira de conhecer a vontade de Deus e orar como convém – estando perto dele, ouvindo sua voz, compartilhando de sua intimidade.

Por último, para vivermos uma vida feliz e cheia de paz (1 Timóteo 2.1-4). Quando oramos, mesmo sabendo que Deus é soberano e faz tudo segundo a Sua santa vontade, o fazemos repletos de gratidão por tudo o que Ele fez e faz por nós.

Orar é um ato radical de confiança em um Deus que cuida e zela por nós. É nos colocarmos em suas boas mãos sem saber ao certo como Ele irá dirigir nosso destino. Quando oramos nesta confiança, estabelecemos uma relação saudável com Deus, dependendo dele, e sabendo que o que ele fizer por nós, sempre será o melhor. Assim vivemos agradecidos e contentes quando entendemos que, mesmo contrário aos nossos desejos humanos, ele faz segundo o que é melhor para nós. Portanto, devemos orar para que tenhamos uma vida repleta de paz.

Fato é que precisamos orar mais. Gostaria, então, de fazer um desafio para este ano de 2021: Para que dediquemos mais tempo para a oração. O texto de Tiago 5.16 diz: “muito pode por sua eficácia a oração do justo.” E pode mesmo! Então fica aí o desafio, povo amado de Jesus, de orar mais; e que Deus nos abençoe neste 2021! Feliz ano novo!

Os comentários estão fechados.