O Princípio no Princípio

Em 2.020 vamos estudar o livro dos Gênesis. A palavra Gênesis significa: a origem ou o princípio de algo. Esse é o livro da bíblia de onde podemos tirar informações sobre como as coisas vieram a acontecer no princípio, antes mesmo do tempo do nosso relógio que estamos tão acostumados. Vamos começar pelo começo… vamos falar do princípio no princípio de todas as coisas; vamos falar da criação de todas as coisas existentes quando elas ainda não eram, e passaram a ser; vamos falar do princípio… Também vamos falar de seus principais eventos e histórias que marcaram a humanidade e o povo de Israel. Serão dias especiais para estudarmos o primeiro livro da bíblia.

É importante ressaltar que os primeiros capítulos do livro da Gênesis são uns dos mais importantes de todas as Escrituras Sagradas para desenvolver uma interpretação correta e coerente com aquilo que pensamos sobre Deus e sobre a teologia. Isso porque eles dão um fundamento de tudo o que se segue, e eles são uma base muito forte para a compreensão geral da bíblia. A maneira de como nós interpretamos estes capítulos é como interpretaremos o restante das Escrituras Sagradas, claro, se houver coerência hermenêutica em nossa conduta.

Começaremos com os dois primeiros versos, e esse nosso primeiro tema é muito interessante. O livro começa simplesmente dizendo: No princípio… que lindo! Claro que é o começo de alguma coisa, o começo do tempo, o começo das coisas, o começo do começo.

E diz: “No princípio, Deus…” É muito claro que Deus existe, e existe antes do tempo. Deus sempre foi, e antes de tudo ele já era. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Então, aqueles que pensam que Deus faz parte de uma criação, ou que não existe, estão completamente equivocados. Ele já estava aqui antes de tudo. No início. Antes de qualquer coisa. Deus sempre foi.

Um fato interessante de ressaltar nesses versos que lemos é que o nome de Deus em hebraico é Elohim. Podíamos esperara palavra El, porque é a palavra singular para Deus em hebraico, mas foi usado Elohim, que é uma palavra plural. Isso já define uma série de coisas para a gente começar a refletir – temos um Deus plural, aquele que cria o universo e as coisas como vemos hoje. Sob a luz do Novo Testamento, nós o conhecemos como um Deus em três pessoas: Deus Pai, Deus ​​Filho e Deus Espírito Santo.

E o texto continua… No princípio, criou Deus… Isso quer dizer que Deus criou as coisas a partir daquilo que ele era e sempre foi – por isso ele não cria caos! Não criaria aquilo que ele não é. Deus estava antes de tudo e fez tudo de conformidade com sua santa vontade e através de sua palavra – de suas ordens, pois ele tem propósito para tudo o que ele criou – tudo mesmo. Ele tem objetivo claro para cada ato criativo seu, e isso inclui eu e você. Deus não cria caos!

E veja como o padrão para criação é definido: Deus usa Sua palavra – ele fala, ele ordena. Deus fala e as coisas acontecem. Sempre! Nada pode impedir a palavra de Deus de se tornar realidade. É ela que torna visível a vontade do Eterno.

Uma questão central nessa história da criação é que Deus, o Elohim, o Deus Triúno, fez isso. Deus começou a criação em preparação para o seu povo. Através da Bíblia, no decorrer da história, vemos Deus continuar se preparando para o que Seu povo. Ele preparou um mundo, uma terra e mais tarde, quando precisávamos, Ele também preparou um Salvador. Ele também preparou um lugar para todos os seus amados, para quando morrermos para essa dimensão, possamos renascer e morar com ele eternamente.

Devemos ter corações gratos pelo seu grande e eterno amor para conosco, criando o universo e tudo o que nele há, e preparando para nós, seus eleitos, um mundo ainda mais especial. Deus seja!

Os comentários estão fechados.