O PODER DA ORAÇÃO SOBRE O MEDO

Estamos falando sobre o lidar com o medo de acordo com o evangelho, e me parece que em nossas mentes há um “gatilho” que é acionado todas as vezes que a palavra medo aparece no contexto

religioso. Não sei se é assim com você, mas nessa situação a palavra medo me remete imediatamente aos versos bíblicos que impõe coragem sobre o medo como: “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1:9), ou “Se Deus é por nós quem será contra nós…” (Romanos 8.31). Mas me parece que se acionarmos esses versos sem o cuidado necessário para entender que não são mantras controláveis e sim condições de ação corremos o risco de nos colocarmos em situações bem complicadas. Seria redundante dizer que o medo aparece diante daquilo que não conhecemos, diante do

que falhamos e daquilo que não controlamos, mas reconhecer os motivos e os traumas, avaliar nossa própria motivação e saber quem somos diante das situações pode ser o caminho em que muitos destes contextos bíblicos citados pelos versos que nos

imputam coragem se aplicam com assertividade. Deixe-me dar um exemplo: Se diante de uma situação de medo você se veste de um personagem invencível na tentativa de transparecer força e

confiança usando os versos de coragem em seu coração o risco de que a arrogância e a independência tomem conta de seu pensamento e coração são grandes e nesses casos sabemos que estaremos fora da dependência de Deus. Por este motivo, o que deve nos acompanhar em toda situação de medo, deve ser a oração humilde que espera de Deus no exemplo de Jesus a resposta para as situações. E por este motivo é tão importante

saber, ou relembrar, que a oração deve sempre ser um instrumento de humildade de um necessitado que busca de seu senhor a orientação para vida porque reconhece que não é capaz de passar por ela em nenhuma outra forma senão a dependência completa.

Paulo aos Filipenses explicando e orientando sobre um contexto de disputa e diferença de pensamentos entre duas pessoas na igreja, instrui sobre o posicionamento de quem segue a Jesus em

meio aos medos do cotidiano dizendo “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, por meio da oração e da súplica, com ação de graças, apresentem os seus pedidos a Deus. Então, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e os pensamentos de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7). Ele coloca na oração a chave para o correto posicionamento em relação aos medos do cotidiano. Perceba que a chave “…por meio da oração e da súplica…” não permite outro posicionamento

senão a de um necessitado e dependente. João em sua carta descreve que se permanecemos no amor, permanecemos em Deus, e diz que “No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo implica castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João 4.18) Você consegue perceber que o medo se encerra em Deus através da oração porque quando cedemos o controle e sabemos quem somos e que somos dependentes de Deus e sua ação o “resto” das situações será solucionada em Deus através de seu amor e Graça. E aí poderemos dizer: Se Deus é por nós quem será contra nós na enquanto vivemos em seu amor espalhando sua Graça? É o próprio

Jesus quem informa aos seus discípulos “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no

inferno” (Mateus 10.28) e ele disse isso porque sabia que muitos que o seguiam “Não falavam de Jesus em público por medo dos Judeus.” (João 7.13) e os fortalecia dizendo “Busquem, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.” (Mateus 6.33-34).

Não podemos nos esquecer que o modo prático de não viver ansioso, é ter o coração humilde e dependente tendo na oração o meio de fazer com que TODOS os medos sejam reduzidos ou desapareçam na presença do eterno controlador do universo.

Que Deus nos ajude a perceber o que já acontece, isto é, todo universo e a nossa vida são operadas por aquele que escolheu agir com Amor e Graça infinitos!

Os comentários estão fechados.