O Nóe Obediente – Exemplo a ser Seguido

Gênesis 6.5 diz que Yahweh viu que a maldade do homem se havia multiplicado muito na terra e que era continuamente mau todo desígnio do coração dos seres humanos. Os filhos de Deus, a descendência de Abel em seu irmão Sete, procuraram as filhas dos homens, as da descendência do malvado Caim. Ao invés de colocar em Deus o seu contentamento e se aninharem ao redor do Altíssimo, buscaram nas filhas de Caim sua satisfação – eles se agradaram mais delas. Deus não estava nada “contente” com os seres humanos e resolveu aplicar seu justo juízo sobre toda a criação. Uma ação divina deveria ser feita. Deus tinha que aplicar sua disciplina, como Pai Amoroso que é.

Em meio a essa constatação terrível, o texto das Escrituras Sagradas nos informa acerca de um homem chamado Noé. Diz a Bíblia (verso 8): “Porém Noé achou graça diante do SENHOR.” Ele foi achado um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos, porque Noé andava com Deus e prezava pelo relacionamento com o SENHOR, ele agradou-se de Yahweh.

É lindo ler que um homem achou graça diante de Deus. Nós precisamos ansiar ser achados agraciados pelo Pai – e isso também é possível, como nossos erros e acertos, se de fato o amarmos e o considerarmos acima de todas as coisas, desejando ardentemente viver vida reta diante dele e dos homens. Eu e você somos os remanescentes e devemos viver como filhos e filhas da Aliança eterna que ele fez conosco. Devemos viver vida grata e obediente aos princípios santos e eternos de sua santa e linda Palavra. É isso que nos cabe. Essa é a nossa responsabilidade. E as consequentes bênçãos acompanharão todos que dessa forma vivem.

Então, Deus chama Noé e lhe dá algumas ordens e instruções – um tanto estranhas, diria eu. Disse que ele deveria construir um barco de madeira de cipreste, uma arca, um barco gigantesco, pois Deus havia decidido acabar com toda a vida sobre a terra através de uma inundação, uma enchente sem precedente. Eles tinham que construir algo novo e nunca antes visto – o primeiro barco da história humana que deveria ser de madeira de cipreste medindo aproximadamente 140 m de comprimento, 25 de largura e 15 metros de altura. Ele deveria ter 3 pavimentos, cuja capacidade total de carga seria como de um trem com 522 vagões. Isso tudo em terra seca e com ferramentas primitivas! O absurdo, alguns diriam, havia sido estabelecido – um barco de proporções enormes em terra seca, e além do mais, de acordo com a narrativa bíblica, não havia chovido sobre este planeta (Genesis 2.5-6). Uma ordem, a princípio, grotesca e difícil de acreditar.

Mas, Noé creu nas promessas do Senhor nosso Deus. Convocou sua família e se pôs a construir a arca, que demorou 120 anos. 120 anos! Imaginem vocês a fé desta família. Eles aguardavam o que não viam, o que não era o presumível, mas aguardavam o que Deus havia dito que aconteceria. Creram e aguardavam o sobrenatural, o impossível, o improvável. A Palavra de Deus é que era mais importante, e não os seus sentidos e percepções, ou sua segurança pessoal, ou mesmo sua reputação. O que realmente foi levado em consideração foi a palavra de Deus – e eles somente obedeceram!

E Noé creu. Noé e sua família creram. Nós e nossos filhos estamos crendo. Mesmo que pareça demorado, sabemos que as promessas do Senhor Deus são sólidas e eternas – não falham! Como Noé devemos perseverar e aguardar trabalhando para que no Dia do Senhor estejamos dentro da “arca”, como seu servo Noé. Deus tem um plano perfeito para este planeta, e eu e você, como seus escolhidos remanescentes, somos convocados a participar ativamente dele. Somos chamados, como Noé foi, para construirmos um barco gigantesco em terra seca aguardando as chuvas torrenciais que virão – você entende isso? É isso que o Evangelho nos chama a testemunhar: uma coisa extraordinária e improvável, e nada simples! Ser cristão é um projeto de vida para construir, pela fé, o barco espiritual que salvará a muitos que também crerem.

Deus tem promessas para mim e para você. Promessas reais, que se concretizarão em seu tempo. Não podemos duvidar, mas crer. Crer e obedecer. Essa é a arca que estamos construindo!

Por isso, sigamos confiantes e obedientes em suas instruções para que recebamos dele no último dia um grande abraço de boas vindas. Que seja assim.

Os comentários estão fechados.