O MAIOR MANDAMENTO

Um intérprete da lei perguntou a Jesus qual era o “maior mandamento”.

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu conhecimento; e, Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O Mestre resumiu todo o evangelho. Mostrou que não basta ter conhecimentos, há uma necessidade de se praticar o Amor a Deus e ao próximo.

Nós amamos porque Deus nos amou primeiro (I Jo 4). A maior manifestação de amor está na ação de Deus em dar o Seu Filho como propiciação dos nossos pecados. O AMOR de DEUS habita em nós através do seu SANTO ESPÍRITO. Como salvos em Jesus Cristo, o Seu Santo Espírito habita em nós. Somos moradia do próprio Deus e o Seu Amor habita em nós. Somos aperfeiçoados por esse AMOR PERFEITO. Isso requer de nós uma atitude – Amar o nosso próximo como a nós mesmos para que o Amor de Deus se manifeste em nossa vida e através do nosso viver.

Vamos ver aspectos práticos de Amor ao próximo. Leia a carta de Paulo aos Filipenses. Essa é a mais pessoal carta de Paulo a uma igreja. Ela revela Cristo como padrão na grandeza de Seu Amor (Fp. 2:5-11). Mostra, ainda, que através do Amor de Cristo podemos suportar tudo em nome Dele. Em Filipos, Lídia, se converte e cede sua casa para os crentes se reunirem e ali inicia a igreja. Neste contexto, vemos pelo menos três grandes transformações durante a passagem de Paulo em Filipos. A conversão de uma mulher influente e de posses (Lídia), a libertação de uma escrava possessa e a conversão de um guarda romano. Com certeza houve outros convertidos naquela cidade, os quais se reuniam na casa de Lídia.

Nesta carta, eu quero destacar o tema “comunhão”.  Comunhão está diretamente relacionada com Amor. Filipenses mostra um grande laço de Comunhão entre Deus, Paulo e os Crentes de Filipos. Destacaremos 5 pontos relacionados com o Amor Cristão. SERVIÇO e ALEGRIA. (Fp 1:1-11)  Paulo serviu àquela comunidade com sua própria vida. Da mesma forma Paulo foi servido por aquela comunidade em suas dificuldades, tanto financeiras como pessoais. Isso gerou enorme alegria tanto em Paulo quanto nos membros da igreja. O serviço desprendido e sem interesse do crente resulta em alegria da alma, a despeito das situações.

As coisas podem parecer desesperadoras, mas a Paz de Cristo reina. Ao contrário, a resistência egoísta em não servir o próximo gera tristeza e amargura na alma, a despeito das situações. As coisas podem aparentar paz, mas a alma padece do Amor de Cristo. CUMPLICIDADE E FORTALECIMENTO. (Fp 1:12-30) Paulo compartilha com os irmãos as suas dificuldades não como lamentações, mas como cúmplices no evangelho. Exalta a unidade da igreja nas lutas e o resultado positivo na divulgação das Boas Novas. Essa cumplicidade mútua fortalece a igreja de tal forma que nem a morte pode enfraquecer ou destruir o que foi construído sobre o alicerce que é Cristo. HUMILDADE E CRESCIMENTO. (Fp 2:1-18) Este texto mostra a humildade de Cristo como nosso exemplo maior.

No sermão do monte, Jesus mostra que o lugar dos humildes é o Reino dos céus. ADMOESTAÇÃO E FIDELIDADE (Fp 3 e 4:1-9) Paulo demonstra seu amor exortando os crentes a manterem uma vida exemplar em Cristo. Quem ama admoesta EM AMOR. “… Permanecei, deste modo, firmes no Senhor. Ou seja, Fieis aos mandamentos do Senhor. (Fp 4:1). GRATIDÃO E CUIDADOS (Fp 4:10-20) O coração cheio do Amor de Deus gera um desejo de cuidar do próximo. Aquele que recebe o cuidado, de forma grata, também serve. Esse cuidado mútuo agrada a Deus e é um ato de louvor e adoração a Ele. …Porque desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus…” (2 Co 9:12).

O principal motivo da alegria de Paulo era a certeza de que os Filipenses faziam aquelas obras por amor a Deus e a Paulo, cumprindo, assim, os mandamentos do Mestre.

Os comentários estão fechados.