O Espírito Santo e a Vida Espiritual do Crente

Ainda existem cristãos que não sabem quem é de fato o Espírito Santo e nem qual a importância deste Espírito na vida do crente. Muitos não conhecem a Sua grandeza e tudo o que Ele é e representa. Quanto mais conhecermos o Espírito Santo, mais íntimos nos tornaremos Dele e compreenderemos melhor a obra realizada por Ele.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Isso quer dizer que Ele é Deus e possui atributos divinos assim como o Pai e o Filho. O Filho é gerado eternamente do Pai, e o Espírito procede eternamente do Pai e do Filho (Jo 15:26). Portanto, ao Espírito Santo deve ser rendido pleno louvor, glória e adoração, assim como ao Pai e ao Filho.

Na bíblia, o Espírito Santo está presente no Antigo Testamento não só no planejamento e na criação do Universo, como na formação da humanidade com a criação do homem (Jó 33:4). Foi Ele quem agiu através dos juízes, reis, sacerdotes e profetas. Já no Novo Testamento, Ele se fez presente no nascimento e na vida terrena de Jesus. Foi Ele quem capacitou, inspirou e guiou os autores do NT a registrar os principais episódios do ministério de Cristo.

No evento de Pentecostes, o Espírito foi derramado sobre a Igreja De Cristo, enchendo todos aqueles crentes, cumprindo a promessa do próprio Cristo em enviar o Consolador que nunca nos deixa só.

Hoje, quero chamar a atenção da relação do Espírito Santo com a pessoa de Cristo, e qual o impacto dessa relação na nossa vida cristã.

Voltando ao texto da carta de Paulo aos Romanos vimos que a posse do Espírito Santo é a marca distintiva de um cristão, ficar sem o Espírito é uma certeza de que estamos fora de Cristo – “não é dele”. Se não somos de Cristo, somos propriedade de satanás, pois não há um terceiro possuidor de homens. Sabemos que no passado, todos nós éramos súditos do reino das trevas, escravos de Satanás, herdeiros da ira. Fica, então, o questionamento:  Fui tirado dessa terrível posse? Fui resgatado para o reino do querido Filho de Deus, fui feito herdeiro de Deus e fui habitado pelo Seu Espírito Santo? Dessas respostas depende todo o nosso “futuro” espiritual (como se houvesse um “futuro” espiritual. Nossa realidade espiritual é aqui e agora). Observe que o Espírito e Cristo andam juntos: se temos Cristo como nosso Redentor, temos o Espírito Santo como nosso Habitante. Mas se não temos o Espírito, não somos de Cristo.  Em todos os que são santificados, Ele habita: lá reside e governa, tendo o total domínio do lugar. O Espírito pertence a Cristo e procede Dele. O Espírito é enviado por Cristo como mediador (At 2:33). Ele é dado ao povo de Deus como consequência de Cristo os ter redimido da maldição da Lei (Gl 3:13, 14) – “Os cristãos gentios, cujas vidas são marcadas pela habitação do Espírito Santo dentro deles, cumpriram a promessa de que todas as nações seriam abençoadas por Abraão. Em outra passagem, Paulo chama o Espírito de Espírito de “Penhor da nossa herança” de salvação (Ef 1:13-14). Deus prometeu abençoar as nações por meio do “descendente” de Abraão. Esse descendente é Jesus Cristo, que é descendente de Abraão em sua natureza humana.  Não temos nada além do que temos no e do Filho. Portanto, o Espírito é chamado “o Espírito de Cristo” (Rm 8: 9) e “o Espírito de Seu Filho” (Gl 4: 6); e assim é Cristo quem “vive” em nós (Gl 2:20). Cristo é a grande fonte das águas da vida, e dele procede todo dom e graça. É o nosso glorioso Cabeça que comunica ou envia de si mesmo o Espírito que vivifica, santifica e preserva Seu povo.

Grande valor atribuímos à Pessoa abençoada e à obra do Espírito Santo quando aprendemos que Ele é o dom, sim, a herança que Cristo legou a Seus discípulos para suprir Sua ausência. Ele prometeu partir e dar-lhes Seu Espírito Santo para permanecer com eles para sempre.

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3:16). “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai “(Gl 4: 6).

A habitação do Espírito só se dá através da redenção e da santificação. Ambos os processos só ocorrem com a presença do Espírito na vida do crente. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós” (Rm 8: 9).

Podemos ver a presença do Espírito Santo nas nossas vidas através das mudanças ocasionadas pelo “novo morador”.  Primeiro pela intimidade. Deus, o Espírito, é onipresente, “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Sl 139: 7). Ele está nos crentes com sua presença íntima. “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” (Jo 14:17). Segundo lugar, habitar denota constância, expressa uma morada permanente. Pelo Espírito, os cristãos são “selados até o dia da redenção” (Ef 4:30). Terceiro lugar, habitar denota soberania: Ele é o dono da casa, e não um subordinado. “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3:16).

O Espírito que habita é o vínculo pelo qual os crentes estão unidos a Cristo. Se, portanto, encontrarmos o Espírito Santo habitando em nós, podemos garantir com certeza que estamos ‘unidos ao Senhor’.  “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (Jo 17: 22-23).

O Espírito que habita é a marca da certeza que o crente tem da libertação do Pacto das Obras. …“pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Rm 6:14). Isso fica claro pelo raciocínio do apóstolo em Gálatas 4: 6-7: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

O Espírito que habita é o penhor certo e sincero da salvação eterna.Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” 1 Pe 1: 2. ”que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração” (2 Co 1:22).

Onde há o Espírito Santo, Ele modifica a morada, mortificando e subjugando os males da alma que Ele reside. Ele produz um espírito de oração e súplica alinhado com a vontade do Pai, intercedendo por nossas almas com gemidos inexprimíveis, nos conduzindo a produzir o Seu Fruto para que, com ousadia, preguemos o Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Os comentários estão fechados.