O Deus Soberano e Sustentador

Onde estava Deus nas catástrofes causadas pelas chuvas em BH recentemente? Deus perdeu o controle das forças da natureza? ELE foi pego de surpresa em um momento de desatenção?

O que vem a ser “soberania de Deus”? SOBERANIA refere-se à entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna.  Soberania é o poder absoluto (não está sujeito a condições ou encargos postos por outrem, não recebe ordens ou instruções de ninguém e não é responsável perante nenhum outro poder) e perpétuo (não pode ser limitado no tempo).  Quando falamos da soberania de Deus, estamos afirmando que Deus está acima de tudo e de todos, não há superiores a ELE. Afirmamos que Deus não está sujeito a nenhum outro ser ou “força”, seja da natureza, sejam potestades ou principados. É afirmar que seu poder é atemporal, ou seja, não pode ser limitado pelo passado, presente ou futuro. Não há como abordar a soberania de Deus sem falar da responsabilidade do homem. São duas verdades absolutas que aparentemente se contradizem (antinomia), mas são duas verdades bíblicas pelas quais eu morreria. Deus é totalmente soberano sobre a minha e a sua vida. Eu e você somos totalmente responsáveis pelas nossas ações e daremos conta de cada uma dela à Deus. Não podemos transferir nossas responsabilidades para Deus, apesar Dele ter total controle sobre nós. Hoje eu vou me ater à primeira verdade: Deus é soberano.

Afirmar a soberania divina é afirmar a soberania da Santíssima Trindade. Deus Pai é soberano sobre toda a criação, Ele não somente criou tudo e todos, como também governa tudo e todos. Nada foge ao seu controle. Ele nunca é pego de surpresa. Deus Filho, na pessoa de Jesus Cristo, é soberano sobre a salvação das nossas almas. Sua graça é irresistível aos seus eleitos. Seu sacrifício foi completo. Sua morte na cruz foi suficiente para vencer a morte e salvar completamente o pecador de seu estado de morte espiritual. Somente ELE, o único e suficiente salvador, é soberano na salvação de nossas almas. O Espírito Santo de Deus é soberano no governo das nossas vidas, habitando em nossos corações, Ele é o único que pode nos conduzir a conhecer e reconhecer a vontade do Pai. Sem o governo soberano do Santo Espírito de Deus é impossível conhecer e viver a vontade de Deus. Portanto, quando reconhecemos a soberania de Deus, obrigatoriamente reconhecemos a soberania de toda a Trindade.

Afirmar a soberania de Deus é afirmar QUE DEUS É DEUS. Negar a soberania divina é afirmar que Deus é um ser limitado em seu conhecimento e sua obra. É afirmar que Deus é incompetente para gerir sua criação. Negar essa soberania é afirmar que a criatura está acima do criador. Quem está regendo os acontecimentos na terra hoje? Deus ou o diabo? Que Deus reina supremo no céu é um consenso. Que Ele não reina neste mundo é uma leitura indireta que frequentemente presenciamos de forma apática. A humanidade está relegando Deus a um plano secundário. Os falsos pregadores levam a ideia de um Deus decepcionado com sua obra, um Deus cheio de boas intenções, porém incapaz de executá-las. Um Deus que deseja muito abençoar os homens, os quais não lhe dão licença para tal. Não parece que o diabo tem, realmente, mais a ver com as coisas desta terra que o próprio Deus?

Quem está regulando as coisas na terra hoje em dia, Deus ou o diabo? O que dizem as sagradas escrituras? Como nós cremos na verdade absoluta da palavra de Deus, não há espaço para dúvidas ou incertezas. Ele governa eternamente com seu poder, seus olhos vigiam as nações: não se vangloriem os rebeldes!”(Sl.66:7); “Quão magníficos são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino soberano que dura para sempre, e o seu domínio permanece de geração em geração.”(Dn 4:3); “Ó Eterno, meu Deus! Tu que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido, nada é impossível para ti!”(Jr 32:17); “Porquanto para Deus não existe nada que lhe seja impossível!”(Lc1:37) São inúmeros os textos que afirmam e reafirmam a soberania de Deus. Apesar de o mundo estar como está, o verdadeiro crente não se desespera a despeito das circunstâncias. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.( Is 41:10). A humanidade só pode descansar diante da bendita verdade da Soberania de Deus. Ele jamais perdeu o controle de coisa alguma. Ele continua no controle absoluto de tudo.

Os comentários estão fechados.