O Deus que Nunca Desiste

A história de Jacó revela muito sobre a nossa natureza humana e quão perversa ela pode ser. Mais do que isso, essa história nos revela com uma ênfase maior, o grande amor e a infinita graça de Deus e o que Ele está disposto a fazer para nos salvar. ELE NUNCA DESISTE. Os Seus planos serão sempre cumpridos em nossas vidas.

Jacó usurpou a bênção de Esaú, mentindo para seu próprio pai, e Esaú vendeu o seu direito de primogenitura a ele por uma sopa de lentilhas. São exemplos de uma natureza humana pecaminosa e demonstra a necessidade da graça infinita do Deus, o Todo Poderoso. Deus havia feito uma promessa a Raquel e a Isaque sobre os seus filhos: “um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço” (Gênesis 25.23). Deus SEMPRE cumpre com sua palavra.

Esaú, ao voltar da caça, descobriu a farsa do seu irmão para adquirir a bênção da primogenitura (Gênesis 27.34-36) e jurou matar Jacó quando seu pai morresse. Como resultado dessa escolha, Jacó viveu errante por muito tempo. Pagou o preço da sua atitude, fugindo com medo do seu irmão e vivendo longe da sua mãe. E ele ainda provou de sua própria moeda sendo enganado várias vezes pelo seu sogro Labão.

Durante esta fuga, Deus se revela a Jacó em um sonho mostrando que, apesar das consequências terrenas das suas ações, a promessa e os planos Dele jamais falharão. Na nossa jornada aqui nesta terra, precisamos de um encontro genuíno com Jesus Cristo, que é um só com o Pai. Jacó teve este encontro em Betel. Deus se mostrou um Deus provedor que, com sua graça irresistível, deu a Jacó esposas, filhos, prosperidade em tudo. Não por merecimento, simplesmente porque o Nosso Deus, NUNCA DESISTE do seu povo. Ele nunca desiste de você. Não importa o quão pecador e errante que você seja. A Sua graça, infinita e irresistível graça, é para todo aquele que Nele crê (João 3.16).

Jacó continuou com sua jornada por 20 anos após Deus se revelar a ele em Betel. Apesar de conhecer Deus, Jacó não tinha tido uma experiência transformadora com o Pai Celestial. O DEUS QUE NUNCA DESISTE, manda que Jacó retorne à sua terra, à sua origem, pois Deus tinha um plano muito maior para a vida dele. Sua bênção não se limitava aos bens adquiridos nas terras de seu sogro. Deus havia abençoado ricamente a Jacó, que se tornava cada vez mais rico.

Para retornar à casa de seu pai, Jacó teria que fazer alguns consertos em sua vida, resolver pendências com Labão e enfrentar seu irmão Esaú. Jacó não sabia da reação de Esaú. Seu ódio teria aumentado durante esses anos? O desejo de vingança e de matar a Jacó teria aumentado? Não importa o quanto sua vida aparenta desajustada, não importam as consequências de pecados passados em sua vida, DEUS NUNCA DESISTE. Ele te chama para uma mudança, Ele te chama para um conserto, uma restauração na sua vida.

Deus novamente vai ao encontro de Jacó, um encontro individual, somente o Criador e a sua criação. Jacó agora quebrantado, com seu coração desnudado, não mais com um espírito de fuga, mas sim com um espírito de enfrentamento. Decidiu enfrentar as consequências de seus erros e corrigir sua trajetória. Abriu mão de sua prosperidade aqui na terra para lutar pelo cumprimento da promessa de uma bênção eterna. No Vau de Jaboque ele teve um encontro pessoal e transformador com o próprio CRISTO, JESUS, o SALVADOR da humanidade. Ele queria ter a certeza do perdão divino e naquele encontro noturno disse à Pessoa com quem lutava: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (Gênesis 32.26). A resposta veio em seguida: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens, e venceu” (Gênesis 32.28). Seu caráter foi transformado a ponto de ser chamado “Israel”.

A história de Jacó revela que existe graça para os pecadores e que o plano de Deus continua o mesmo para a nossa vida. Jacó foi perdoado pela graça divina, porque Deus teve misericórdia dele, mediante arrependimento e confissão. Que bênção maravilhosa!

Nós também podemos ter a certeza de que “se confessarmos os nossos pecados, Ele (o Senhor) é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9), pois ELE É UM DEUS QUE NUNCA DESISTE DE VOCÊ.

Os comentários estão fechados.