O Deus que Cria Esperança Onde Não Há

Vamos basear nosso reflexão na passagem de Marcos 5.35-43, quando Jesus realiza um milagre incrível, ressuscitando a filha de Jairo. Este texto nos ensina sobre a esperança inabalável que devemos ter em Deus, mesmo quando as notícias são desesperadoras.

No texto de Marcos, vemos um importante cidadão, que era um dos chefes da sinagoga, um homem de posição e respeito. Seu nome era Jairo. Ele estava vivendo uma situação muito difícil, pois sua filha ficou gravemente doente e estava para morrer. Não tendo outra saída, ele, desesperado, procurou Jesus. Se humilhou e creu com toda a sua alma que Jesus poderia curá-la. Jesus resolveu atendê-lo.

E Jesus ia na direção da casa de Jairo, acompanhado de uma grande multidão, que o comprimia, e de repente, ele interrompe a procissão para realizar um milagre sensacional – a cura da mulher do fluxo de sangue. Contudo, Jairo tinha pressa. Queria ver sua filha restaurada, curada. Mas, o plano divino era outro. A filha de Jairo precisava morrer antes de Jesus chegar, para que Jesus manifestasse o poder de seu Pai aos homens. E Jesus parou para curar uma mulher muito doente…

Enquanto Jesus ainda estava falando àquela mulher, diz o texto, que chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, trazendo uma notícia devastadora: “Tua filha morreu. Por que incomodar mais o Mestre?” (v. 35). Jesus também ouviu a péssima notícia. Imagine o desespero de Jairo ao ouvir essa notícia! Para ele, parecia o fim de toda esperança.

Quantas vezes nos encontramos em situações que parecem sem saída? Quantas vezes ouvimos as más notícias de problemas de saúde, dificuldades financeiras, relacionamentos rompidos, perdas de entes queridos e tantas outras. E muitas vezes, ouvimos uma voz interna, ou até externa, dizendo: “Não há mais esperança. Para que incomodar o Mestre.” É nessas horas que devemos ouvir as lindas e doces palavras do Mestre ao desesperado Jairo: “Não temas, crê somente.” (v.36). É nessas horas também que o Salmo 112, versos 1 e 7, nos anima e nos conforta: “Bem-aventurada é a pessoa que teme a Yahweh e se compraz nos seus mandamentos… ela não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante em Yahweh.”

Certamente, Jesus não ignorou a dor de Jairo, mas ofereceu uma promessa ao seu coração aflito, uma palavra de esperança. Ele o encorajou a ter fé, mesmo diante da morte anunciada. Que fé determinada e fantástica, pois, Jairo creu!

Jesus sempre nos faz um convite à fé, não é mesmo? A fé em Jesus nos chama a confiar em Sua Palavra e em Suas benditas promessas, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis e desoladoras. Em momentos de desespero, precisamos lembrar das palavras de Jesus: “Não temas, crê somente.” Precisamos confiar que Deus é capaz de transformar a nossa situação caótica em alegria indizível. É isso!

Jesus disse à menina morta: “Talita cumi” que significa em aramaico, a língua que Jesus falava, “Menina, eu te digo, levanta-te.” Imediatamente, a menina se levantou e começou a andar. Uau! A morta começou a andar! Jairo experimentou o milagre em sua vida, sua filhinha foi curada!

Lembre-se de que quando Jesus está presente, não há situação sem esperança. Sua palavra e Suas promessas têm poder para trazer vida onde há morte, tem poder para trazer esperança onde há desespero. A história de Jairo e de sua filhinha nos mostra que Deus é um Deus de esperança. Ele pode transformar situações desesperadoras em milagres extraordinários de saúde e vida. Nossa fé em Jesus nos chama a confiar em Suas preciosas promessas e a não temer, mesmo quando tudo parece perdido.

Ele pode fazer isso na vida hoje, à despeito de quaisquer circunstâncias pelas quais você pode estar passando. Ele é, sim, o Deus da esperança e dos milagres! Só não tenha medo, só creia, e você verá a salvação de Deus em sua vida.

Os comentários estão fechados.