Neste final de semana vamos celebrar e honrar um dos presentes mais preciosos que Deus nos deu: os nossos papais. É uma bênção especial poder refletir sobre a importância desses homens nas nossas vidas. Assim, neste Dia dos Pais, voltaremos nosso olhar para a Palavra de Deus em busca de sabedoria sobre o papel importante deles e a necessidade de pais amorosos na condução de seus filhos pela jornada da vida.
Uma primeira lição que podemos aprender é que o pai terreno deve ser o reflexo do amor do Pai Celestial. Deus é o nosso Pai Celestial, o perfeito amor, a perfeita sabedoria e o cuidado mais apropriado que alguém pode receber. Efésios 5.1 nos diz para sermos imitadores de Deus, como filhos amados, e isso é uma decisão volitiva e intencional de demonstrar compaixão, paciência, generosidade e perdão para com nossos filhos, da mesma forma que o Pai do Céu faz conosco, seus filhos. Agindo assim, eles verão em nós, de forma tangível, o amor extraordinário do Pai Celestial. Nós, como pais terrenos, temos a incrível responsabilidade de refletir o amor do Pai Celeste em nosso relacionamento com nossos filhos. Nós somos chamados para sermos a representação tangível do amor de Deus nas vidas daqueles que Yahweh nos deu para cuidarmos.
Outro aspecto importante na paternidade que espelha o Deus Pai perfeito é sobre o papel do pai em disciplinar amorosamente seus filhos. Isso é de extrema importância para o desenvolvimento emocional, espiritual e moral das crianças. Como pais, devemos ser firmes, estabelecer regras claras e advertir sobre as consequências que suas atitudes podem trazer. Ao fazer isso, preparamos nossos filhos para enfrentarem os desafios do mundo com sabedoria, prudência, discernimento e caráter sólido.
A disciplina firme e amorosa é baseada na orientação e no estabelecimento de limites claros, com firmeza, mas sempre permeada de amor, carinho, empatia e compreensão. Um pai que age assim entende que disciplinar com amor significa corrigir erros sem recorrer à violência e agressão, seja ela física, emocional ou verbal, buscando, em vez disso, orientar com um diálogo aberto e com a construção de um ambiente de confiança e respeito. Isso não o isenta de, quando necessário, agir com certo vigor, da mesma forma que o Pai Celeste disciplina a todos os seus filhos, a quem Ele ama.
Ao estabelecer uma relação firme, amorosa e respeitosa com seus filhos, o pai se torna uma figura de referência positiva, alguém em quem os filhos podem se espelhar e confiar. Isso é crucial para que os pequenos desenvolvam relacionamentos saudáveis e se tornem adultos equilibrados emocionalmente; e pessoas espiritualmente sadias.
Pais amorosos são um tesouro inestimável. Eles são os alicerces de seus filhos, proporcionando-lhes segurança, apoio e um exemplo a ser seguido. Provérbios 22.6 nos lembra de ensinar a criança NO caminho, e isso será de grande proveito, e para toda a eternidade.
Enfim, a paternidade é uma das maiores responsabilidades e privilégio que alguém pode assumir. Oro para que os pais sejam fontes de encorajamento, de apoio, pois eles têm o chamado divino para amar, zelar, cuidar e guiar seus filhos, sendo um reflexo límpido e claro do amor e da constância de Deus. Oro também para que possam encontrar força e sabedoria na Palavra do Eterno, buscando serem modelos de fé, amor e retidão para suas famílias, e para todos ao seu redor.
Mais uma coisa: devemos nos lembrar de que o amor é muito mais do que palavras. É através de atos de amor, disciplina, cuidado, paciência e compreensão é que os pais moldam o caráter e a personalidade dos seus filhos, amando-os de fato e de verdade. Desafio a todos para que demonstrem interesse genuíno pelas vidas dos seus filhos, escutando-os com empatia e que estejam presentes em cada fase do seu desenvolvimento – isso também é amar.
Que a graça de Deus esteja com todos os papais da Missional do Caminho, capacitando-os a serem líderes espirituais em seus lares e a guias de seus filhos no caminho da fé e da sabedoria. Que o Pai do Céu os fortaleça e os encha de Seu amor, para que possam criar filhos que sejam bênçãos para o mundo. Amém!