Nossas Crianças, Nossos Tesouros

Nosso mundo é muito perturbador e nossa correria, muitas vezes, não nos permite abençoar as crianças – o mundo é dos adultos, infelizmente.

Jesus pensava diferente. Ele amava e respeitava as crianças, e disse que elas faziam parte do tão desejado Reino dos Céus. E mais, dizia que deveríamos ser como elas, caso quiséssemos participar de seu Reino Eterno. Esse Jesus é lindo mesmo!

Aqui na Missional do Caminho, elas também são valorizadas e nós as reconhecemos como filhas e filhos de Deus, participantes hoje de seu Reino Eterno. Disso temos orgulho e vamos sempre cuidar delas e valorizá-las.

Hoje, gostaria de propor uma reflexão com base nestes dois episódios de Jesus que os textos nos falam – nada mais, nada menos, do que episódios de Jesus! Primeiro, os discípulos estavam discutindo quem seria mais importante no Reino. Coisas de adultos! Não dá para acreditar que eles estavam ali “perdendo” o seu tempo discutindo bobagens. Quem é mais importante? Uai! Jesus responde: temos que ter a mesma atitude humilde de uma criança, pois se não nos tornarmos como crianças, não entraremos no Reino dos Céus. Explico.

A criança precisa de nós, adultos. Ela depende de nós, e não se intimida em pedir ajuda. Elas sabem que não conseguem sobreviver por si mesmas. Elas têm a necessidade de que algum adulto as dirija e as oriente. Essa dependência é a chave para a resposta de Jesus. Depender dele e dele somente. A nossa dependência deve estar firmada nele, naquele que acalma o mar, cura os enfermos e ressuscita mortos. São as crianças que nos ensinam neste quesito. Necessitamos tirar os nossos olhos da pseudo segurança dos nossos bens, de nossa saúde, de nossos diplomas, de nossos trabalhos, de nossa “segurança” vã e fútil – tudo é passageiro. Crianças confiam em seus pais e tutores, e da mesma forma, devemos nós confiar de todo o nosso coração em nosso Pai do Céu.

Outro aspecto é que elas são muito transparentes e crédulas. Elas têm um apetite magnifico para confiar. As nossas mãos que as seguram na travessia da vida são a segurança de que precisam – e pronto, confiam! Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, com a fé linda e natural que elas têm, não entrará nele. Além disso, estão sempre prontas a esquecer e perdoar os outros. Como esse ensino precisa fazer parte de nossa jornada! Aprender com elas o benefício ímpar do perdão – e continuar a caminhada dura da vida, sem que as mágoas e rancores nos paralisem.

Então, precisamos perceber que Jesus dá uma importância especial para elas e nunca as deixaria fora da Família da Aliança. Por isso as batizamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por isso as reconhecemos como membros da igreja de hoje. Por isso mesmo as temos em alta consideração, cuidando e protegendo desses pequeninos de Jesus, pois, afinal de contas, quem os recebe, recebe o próprio Cristo, como ele mesmo nos disse.

Que Jesus, o Bom Pastor, nos ajude a pastorear nossos pequeninos, aqueles que ele nos deu para cuidar até que ele venha.

Os comentários estão fechados.