Nossa Experiência de Fé

O evangelista São João foi uma pessoa muito próxima de Jesus e pode nos ajudar a entender o momento em que vivemos hoje – tão desesperador, não é mesmo? Temos sido golpeados pela mão injusta e corrupta de tantos políticos e religiosos. A situação é desesperadora, apesar de saber que o Eterno Deus está no controle de todas as coisas. Creio firmemente que vamos vencer, que vamos prosperar, que vamos terminar a carreira da fé que nos foi proposta. Contudo, as lutas, dores e sofrimentos sempre estarão em nossa caminhada.

De acordo com o texto que lemos, Jesus nos advertiu que somos muito ávidos para abandoná-lo, mesmo andando ao Seu lado e contemplando Seus poderosos feitos e milagres, cotidianamente. Somos gente frágil e fraca – infelizmente. A nossa fé é geralmente corajosa e cheia de autoconfiança quando não está assediada pelas provações, quando não está sob perigo ou sendo bombardeada pelo mal. Basta um problema, basta uma prova, que muitas vezes sucumbimos. Portanto, convém que andemos cautelosamente, rejeitando toda a vanglória, dependendo exclusivamente de Jesus Cristo, que é a nossa única força e esperança.

Eis a hora e já é chegada – essa foi a hora quando a fé dos apóstolos seria testada e eles falhariam, mostrando a humanidade, falibilidade e fragilidade deles. Há horas em que a nossa fé é, da mesma forma, testada pelas provas de fogo da vida, e é aí quando nossa limitação humana aflora, revelando mais uma vez que devemos depender somente de Jesus.

O texto nos alerta sobre a “debandada” dos discípulos na hora da tribulação e na hora da prova. Na hora do medo, da inquietação, da insegurança, da instabilidade, da confrontação, é mais fácil retroceder; é mais fácil acovardar-se; é mais fácil debandar. É chegada a hora – é chegada a nossa hora de sermos provados neste tempo difícil. E temos sido tentados a abandonar Jesus. Fiquemos sóbrios e vigilantes, não deixemos que o inimigo tire proveito de nossa falibilidade, de nossa humanidade. Se os discípulos fraquejaram, nós também estamos sujeitos a isso – temos que estar preparados para os embates da vida espiritual. O mal nos assedia dia e noite, e tenta fazer com que abandonemos o Mestre. Cuidado!

Em nossas exposições aos conflitos e confrontações da vida, normalmente nós somos os que fraquejam; somos os que se acovardam em prestar o devido testemunho de Jesus e seu amor profundo por nós. Dizemos que amamos e servimos a Deus quando estamos entre os “crentes”, mas não gostamos de nos expor nos ambientes escolares, de trabalhos, entre familiares, e fora da igreja. Precisamos amar de fato, servir de coração, dedicar com devoção e testemunhar com ousadia!

A nossa experiência de fé nas horas das provações precisa resultar em mais fé e não em mais fraqueza e mais medo. O Pai está conosco! E isso precisa nos bastar! O Pai está conosco, como prometeu, até o último dia (Mateus 28.20). Não precisamos nos intimidar e nem ter medo diante dos muito perigos que enfrentamos. Calma! Ele está conosco e venceu o mundo.

Lembre-se de que não há como fracassar quando estamos com Cristo, guardados pelo seu terno e bondoso amor. A força dele é também a nossa; o consolo dele, é o nosso; ele completará a missão por nós. Os nossos fracassos, como os dos discípulos, são temporários, passageiros – nos levantamos e recomeçamos, e continuamos “garrados” pela graça espetacular de Jesus! A graça divina nos é suficiente; ela nos basta, por isso venceremos.

Ele disse que no mundo passaríamos por aflições, mas nos consolou dizendo que deveríamos ter bom ânimo, pois ele venceu! Portanto, as circunstâncias adversas, que forçosamente acompanharão nosso caminho, não podem derrotar-nos, embora nos obstruam temporariamente e cheguem até a nos preocupar por algum tempo. As aflições são parte da história humana, bem como todos os livramentos vindos da parte de Jesus. Sempre fomos socorridos por Deus e ele sempre assim o fará – pois é Deus fiel a ele mesmo e nos ama incondicionalmente!

Quando passarmos por nossas experiências de fé, quando a nossa fé for testada, como foi a dos discípulos, temos que lembrar de que Jesus está conosco e nos adverte a estar sóbrios e vigilantes para enfrentarmos as lutas, tribulações e aflições. Devemos nos fiar na certeza de que ele está conosco, e sempre estará.

Que Deus, o Pai Eterno, nos abençoe, nos guarde, nos proteja e nos livre de todo mal. Amém.

Os comentários estão fechados.