Moisés e as Tábuas da Lei! (Êxodo 20.1-21)

Continuamos aqui com a nossa história sobre a vida daquele bebê que foi colocado num cestinho no Rio Nilo e encontrado pela filha de faraó, que veio a se tornar o mais importante personagem da história de Israel, pois assim quis a providência divina.

Paramos na semana passada quando YAHWEH diz a Moisés que marche na direção do mar, pois os egípcios estavam ao encalço do povo, e o deserto cruel ao seu lado. Situação de muito estresse, mas o mar se abriu diante dos olhos atônitos de um povo incrédulo, que passou a pés secos (Êxodo 14.22), e todo o exército de Faraó padeceu afogado nas águas do Mar Vermelho naquele mesmo dia (Êxodo 14.28); como Deus havia dito. Diz êxodo 14.31 que: “E viu Israel o grande poder que YAHWEH exercitara contra os egípcios; e o povo temeu a YAHWEH e confiou em YAHWEH e em Moisés, seu servo.”

Agora eles estão a caminho da terra prometida, depois do mar, pelo Deserto de Sur; e Deus continuava dirigindo seus passos. Entretanto, não encontraram água por 3 dias de caminhada, e quando depararam com água, ela não era boa para beber, e mais uma vez o povo se desespera e murmura contra Moisés; mesmo depois de tudo que haviam visto. Povo murmurador! Confiança, fé e coragem definitivamente não são características dos hebreus.

Mais uma vez, com paciência impressionante, Deus faz um milagre, faz com que a água de torne potável, e o povo bebeu e se fartou. Andaram mais um pouco e acharam um Oasis com 12 fontes de água boa e 70 palmeiras. Deus é fiel a ele mesmo e seus planos infalíveis!

Depois de 45 dias no deserto, agora reclamam e murmuram da falta de alimento (Êxodo 16.3). Ai Deus envia o Maná, que deveria ser colhido somente na quantidade para se comer de um dia; um dia, como a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos: “… o pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” A mesma orientação: confiar nossas vidas nas mãos do Deus que tudo provê e cuida e zela pelos seus filhos.

Deus precisa nos dar o pão de um dia, e dia a dia. Quando temos para o amanhã, a confiança tende ficar depositada nos nossos ombros, e não na pessoa de Deus. Somos muito ávidos a nos desviar de Deus e achar que temos algum controle sobre a vida. O pão tem que ser para hoje, e hoje somente; aí nossa confiança fica somente nele, e nele somente.

O milagre do maná cai do céu por 40 anos (Êxodo 16.35), e alimentou os israelitas durante todo o trajeto até Canaã. As lutas não foram poucas, e muitas dificuldades a jornada apresentou. Deus nunca os poupou de lutar e caminhar, mas sempre lhes garantiu a vitória e provisão.

Quando chegaram próximo ao Monte Sinai, 90 dias após a saída do Egito, acamparam-se e esperavam de Deus as tábuas da lei. Moisés sobe ao monte sozinho. O monte fumegava e tremia pela presença de YAHWEH, que conversa com Moisés e lhe dá não só os dez Mandamentos, mas várias leis que conservariam o povo íntegro e os relacionamentos saudáveis. Quarenta dias e 40 noites, Moisés esteve com o Senhor do Universo naquele monte.

Coisa linda de Deus em decidir se achegar a um povo murmurador e descrente, que ele escolhera para ser seu. Sua fidelidade a ele mesmo e a seus planos eternos o faz perfeito em tudo, até mesmo em suas escolhas, que muitas vezes não entendemos. Ele um dia nos escolheu, a mim e a você, pois assim quis o seu eterno propósito. A melhor maneira de respondermos a tamanha graça é vivermos uma vida reta e grata em tudo o que fizermos. Essa é a única resposta esperada de um povo graciosamente escolhido. Que seja assim.

Os comentários estão fechados.