Missionalidade – Um Plano para Vida

A medida que nos aprofundamos sobre o tema que dá nome a nossa comunidade (Missional – Missionalidade) começamos a perceber que alguns temas começam a se tornar recorrentes em nossa vida. Na tentativa de entender um pouco mais sobre a missão de Deus (missio dei) para nós, temos que “martelar” (aqui, leia-se: se deixar permear) em nossas mentes os conceitos da missão que confrontam diretamente nossa cultura e sociedade. Especialmente o que chamamos de cultura “evangélica”, apontada quase sempre para uma direção contrária à centralidade de Cristo.
Na tentativa didática de confrontar esta realidade, separei alguns conceitos importantes que devem estar sempre em nossas mentes (lembrando da expressão martelar), e que podem nos posicionar na direção correta da vida cotidiana. São eles:
• A Salvação não é um fim em si mesma: Entender que o objetivo maior de Deus é se revelar a toda sua criatura, se relacionando e se revelando aos seus fazendo com que estes percebam quem Ele é (O criador); e ainda, que a Salvação é parte do plano e não seu objetivo final deve ser o guia de nossa cosmovisão (Jó 42.5). Não somos mais especiais que nenhum outro ser criado (Romanos 3.23), mas a nós é dada a oportunidade de responder à Sua Graça Imerecida como conhecedores prévios da revelação de Deus (Efésios 3.2-4).
• Somos comissionados: Entender que todo cristão está em missão obrigatória, irreversível e metodológica é entender nosso propósito de vida. Entregamos o que primeiro nos foi dado: amor incondicional, perdão implacável, misericórdia redundante, paciência sem medida e salvação imerecida. Jesus nos envia com metodologia e procedimento: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio. – João 20.21 (NVI)”. Ele é o método e o procedimento.
• O controle: Entender que o controle minucioso e detalhista de cada evento de nossas vidas não foge das mãos de Deus, que é o maestro de nossa história é fundamental. Cada tentativa nossa de tomar este controle (coisa que somos, a todo momento, socialmente impulsionados a fazer), nos leva a uma posição contrária à intenção original do Criador para nós. Abrir mão deste controle de nossas vidas de maneira TOTAL e completa é acima de tudo reconhecer e se render aos pés do Criador (1 Pedro 3.18 – Isaías 63.9 – Salmo 48.14 – Salmo 18.2).
• Nossa hermenêutica (como interpretamos a Bíblia): Lemos a Bíblia (ou pelo menos deveríamos) sempre contra nós mesmos, afinal ela intenta revelar a distinção entre criador e criatura; santidade de Deus VS nossa natureza pecaminosa (Romanos 3.23)
• A comparação: Entender que não fomos orientados pela Bíblia a nos comparar uns com os outros é a chave para perceber que Deus se relacionando conosco individualmente quer que nosso entendimento seja transportado a uma compreensão superior, onde todas as coisas se encaixam em Cristo, que é com quem devemos nos comparar (Hebreus 1.1-14). Nossa comparação uns com os outros nos desvia de nosso alvo, já a nossa comparação a Cristo nos revela nosso real tamanho e dependência e ao mesmo tempo revela quem Deus é.
• O amor: Nossa forma de viver a missão de Deus deve ser pautada em entregar o que primeiro recebemos Dele, e isso se resume em amor. Recebemos amor incondicional, aceitação, perdão, resgate, restauração e comunhão restaurada com Ele sem méritos próprios, e o que recebemos não temos o direito de reter ou negar àqueles que Ele mesmo coloca em nossas vidas (Mateus 18). Boa parte do nosso comissionamento (se não todo ele) se resume a entregar este amor que primeiro recebemos do Pai.
Sei que estes conceitos são “lindos” no papel, mas a vivência deles é de dificuldade, confronto e chamado a mudança de comportamento e é este o desafio que você é convidado a enfrentar.
Devo avisá-los de antemão…estes tópicos não são bulas de remédio, nem mesmo uma síntese da ação Divina em sua vida, ou ainda uma tentativa de suavizar e dar resumo ao que Deus fará ou dirá pessoalmente a você. Ele mesmo construirá em sua história espaços e linguagens para que a mensagem que transmito a você neste formato encontre lugar em sua vida… vida real… vida vivida.
Tudo fará sentido à luz da Revelação extraordinária D´Ele para você!
É hora de RENOVAR!

Os comentários estão fechados.