Melquisedeque o dízimo – Aquilo que Deus requer de nós

Existem histórias muito importantes na bíblia não pelo seu tamanho ou pelo número de referências que traz, mas pela profundidade, riqueza e revelação; e essa é uma dessas histórias. Melquisedeque não deveria ser um nome estranho àqueles que dizem ser seguidores de Jesus, mas infelizmente muita gente ainda hoje não conhece a sua história.

Para mim pessoalmente Melquisedeque é um dos personagens mais importantes do antigo testamento. Apesar de sua aparição curta e repentina na vida de Abraão, sua presença revela o alcance do poder divino, e se quisermos, com a ajuda do Espírito de Deus, podemos ampliar profundamente nossa percepção sobre a vida e sobre quem é Deus e quem é Jesus com ele.

É provável que muitas palavras que você vai ler aqui possam te incomodar bastante, porque a vida, história de Jesus e sua ação no mundo reveladas pelos textos que leremos, pouco tem a ver com a nossa noção e senso de religiosidade e estes serão confrontados.

No livro de Gênesis capítulo 14 vemos o encontro de Abraão com Melquisedeque (seu nome significa rei de justiça) chamado pela bíblia de rei de Salem (ou shalom), o que quer dizer rei de paz, Ele vem junto com o rei de Sodoma que traz pão e vinho para celebrar a vitória de Abraão sobre os reis que levaram seu sobrinho cativo.

É muito interessante que o escritor de Gênesis se refira a Melquisedeque como sacerdote do Deus Altíssimo (v.18). Esta descrição dá tom de superioridade de Melquisedeque em relação a Abraão, superioridade no conhecimento e no relacionamento com Deus, e é exatamente isto que ele quis dizer. Podemos fazer esta afirmação baseados na carta aos Hebreus em seus capítulos 6 (v.13 a 20) e 7, onde o autor aponta o sacerdócio superior de Melquisedeque, e isso por si só já deveria nos fazer repensar muita coisa. Raciocine comigo…Se o Abraão chamado o pai da fé é tomado por inferior de alguém cuja a linhagem não é contada (Hebreus 7.3) e nenhum outro detalhe de sua vida compartilhado podemos afirmar sem nenhum medo que a ação de Deus no mundo através daqueles que são chamados de seus não está contida apenas na história contada e escrita sobre o povo hebreu ou israelita ou judeu ou de tribo ou genealogia alguma, e a bíblia vai além, por meio de Davi em um Salmo profético a respeito de Jesus (Salmo 110) diz que ele seria sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque e a mesma afirmação é feita pelo escritor da carta aos hebreus (6.20). E isto significa que nossa salvação por meio da expiação de pecados é feita por um sacerdote que ganha seus atributos não por causa de Abraão e sua descendência e sim por causa de uma ordem sacerdotal desconhecida à descendência de Abraão. Se não fosse assim, nós gentios não teríamos parte na Salvação de Cristo, no relacionamento e na reconciliação com Deus. Não me entendam mal, Abraão de sua descendência é que dão lugar genético através de Maria ao nascimento de Jesus, mas não é esta descendência que o torna Sacerdote em nossa causa e sim o poder do Deus desconhecido (Atos 17.23) que transforma a história de Abraão e sua descendência em presépios e sombras (Colossenses 2.17) do sacerdócio de Cristo.

Diante daquilo que é superior depositamos nossa vida em gratidão, toda a nossa vida, incluindo nosso dinheiro. Para Abraão Melquisedeque representava a ação de Deus em prol de seu plano e sua obra e a ele Abraão entregou aquilo que o Senhor havia concedido.

Devemos reconhecer a grandeza de Deus e de seu plano que se estende além da história de uma genealogia e sim além da história bíblica! Ou você acha mesmo que o Criador dos céus e da terra limitaria sua ação e poder ao que foi documentado pelos autores?

Não é a nossa forma de adorar, perceber e nos relacionarmos com Deus que nos faz merecedores, dignos ou aptos a isso. Povos, nações, etnias e expressões das mais diversas se achegam a Deus trazendo aroma suave a ele por meio de seu Amor e Graça através de seu Sumo-Sacerdote que atua dentro e fora da história salvando a todos da separação do ser criado e seu criador.

Se lembrem que foram os magos do oriente (Mateus 2.1) os primeiros a reconhecer que a luz dos homens que trazia vida ao mundo (João 1.4) tinha chegado à terra e não os profetas e religiosos descendentes de Abraão.

Vamos reconhecer a grandeza de Deus em nossa vida e nos entregar por completo em gratidão a Ele!

Os comentários estão fechados.