Lidando com a Ansiedade e o Estresse

Temos vividos períodos de muita tensão e ansiedade. O mundo de hoje, em especial, está cada vez mais interessado em suas próprias conquistas e a competitividade está cada vez mais desleal. As condições socioeconômicas não estão nada favoráveis, e ainda por cima há um pesado ar de insegurança e incerteza em nosso meio. Os níveis de ansiedade e estresse estão elevados e as pessoas muito tensas. Os problemas do cotidiano desse mundo maluco, aliados aos problemas pessoais de cada indivíduo, estão fazendo com que muitos “percam a cabeça” sem saber o que fazer. Às vezes são as dívidas que chegaram ao limite máximo; outras vezes a insegurança no emprego ou a condição emocional de um casamento ou namoro que pode detonar a estabilidade e a paz. E não poucas vezes são as enfermidades ou as perdas que nos aprisionam e nos desfalecem. Parece que vivemos 24 horas por dia estressados. Que loucura!

É justamente por isso que gostaria de compartilhar com você a experiência de um homem de Deus que estava tremendamente estressado e vivendo grande ansiedade, e conseguiu superar seu esgotamento agarrando-se ao nosso bondoso Deus. A experiência libertadora do salmista pode ser o alívio que você busca para a sua condição de cansaço e exaustão; ainda mais na velocidade que o tempo está nos empurrado – já estamos no meio desse ano!

O rei Davi experimenta um nível de estresse muito elevado em diversas áreas de sua vida, e vive ansioso por vários motivos legítimos. Davi está esgotado, como muitos de nós. Chega a dizer que ele está como um “caco”, um pedaço de um vaso quebrado, conforme verso 12b. Você também já se sentiu como um “caco”? Já sentiu que as coisas em sua vida pareciam vir como uma avalanche de problemas sem fim? Davi estava assim. Quase todos os aspectos de sua vida foram atingidos – emocional, o físico, os relacionamentos interpessoais, sua saúde mental e espiritual, e quase tudo em sua vida estava “atrapalhado”. Davi está em uma situação muito debilitada. Ele se sente fraco e desamparado. Ele mesmo chega a dizer que parecia que nem Deus estava mais com ele (v. 22). Entretanto, ele toma algumas atitudes muito importantes para vencer o estresse que está vivendo e reduzir sua ansiedade: Ele confiou sua vida nas mãos do Eterno Criador e descansou somente nele e em seu poder.

O Salmo 31 nos oferece, através do exemplo de Davi, uma oportunidade de lidar com as questões de da ansiedade e do estresse em nosso cotidiano, utilizando os recursos divinos disponíveis a nós. A bíblia certamente é uma fonte inesgotável de recursos para todas as questões da vida, por isso é necessário, através de sua leitura e meditação, encontrar tais tesouros e descansar neles.

Observe os passos que o rei Davi tomou e busque na experiência dele respostas para as suas lutas e dificuldades. Da mesma forma que ele se tornou vitorioso sobre sua situação, saia também vitorioso e com mais saúde de suas sagas e dilemas.

Agindo assim, seguindo os conselhos da Santa Palavra de Deus, certamente teremos os mesmos resultados positivos que Davi obteve em sua existência. Portanto, sigamos o exemplo do servo de Yahweh, e alcancemos vitória sobre nossa ansiedade e nosso estresse. Que Deus nos abençoe.

Os comentários estão fechados.