Juntando Nosso Início ao Nosso Fim

Em Apocalipse 22.20 lemos: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!”

Nossa vida, que foi transformada pelo poder de Deus, é o início de nossa peregrinação celestial aqui na terra. É quando começamos nossa caminhada rumo à terra prometida, a Canaã celestial, ao novo céu e nova terra, à nova Jerusalém. Nosso começo é marcado por uma experiência pessoal com o Jesus Nazareno, o filho de Deus, que nos concede vida eterna em seu grande e precioso amor. Vida eterna e abundante, que começa aqui, e em breve terminará com o retorno triunfante do nosso Salvador à esta terra.

Vida eterna não é somente algo escatológico, ou seja, ainda por vir. Vida eterna é uma expressão terrena da vida sobrenatural que nos alcança por causa de Jesus Cristo. Vida eterna é aqui e até o fim – uma vida plena e repleta de significado.

Jesus prometeu-nos vida e devemos usufruir dela enquanto caminhamos na direção de sua plenitude e completude. Nossa expectativa salutar de vivermos uma vida completamente satisfeita com Jesus – e eternamente – não pode desconsiderar o tempo de nossa caminhada aqui neste planeta, o nosso início. Somos cidadãos do Reino no aqui e no porvir! Precisamos juntar o nosso início com o nosso fim – e assim tudo faz sentido.

Isso quer dizer que devemos caminhar focado em cumprir a Missão de Deus enquanto vamos pelos nossos caminhos. Mas, nunca nos esquecendo que somos forasteiros e peregrinos nesta dimensão, aguardando a nossa morada final. Por isso todo cristão deve seguir olhando para o alto. O cristão, enquanto caminha, deve focar sua expectativa para o retorno iminente do Senhor Jesus – e ele vai voltar. Jesus, o nosso irmão mais velho, nos afirma, no verso que lemos, que ele voltará, e em breve! Saibam disso! Nosso começo de vida tem que estar atrelado ao nosso novo momento no tempo ainda por vir.

Por isso a expressão MARANATA precisa ser o nosso moto de vida. Tem que ter a nossa constante atenção. Deve ser uma proposta para nós e nossos filhos – e para todos ao nosso redor. Jesus, do mesmo jeito que veio a esta terra, voltará, mais uma vez, corporalmente, para buscar os seus eleitos. E eu e você somos o alvo do seu grande amor e de sua promessa fiel. É por causa da gente que ele vai voltar – que mensagem linda e consoladora!

Devemos viver com a palavra Maranata no coração, na mente e em nossa boca.

Maranata é uma palavra aramaica que significa: “Nosso Senhor vem, o Rei vem”. O termo foi usado pela primeira vez pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 16.22 e logo foi encontrado nos lábios dos cristãos espalhados por todo o império. Era a esperança viva em cada coração, aguardando o cumprimento da promessa do retorno triunfal de Jesus a terra.

Maranata é mais do que uma ilusão, um sonho; Maranata é mais do que escapismo, uma utopia; Maranata é mais do que uma oração, um desejo – Maranata é um estilo de vida! Foi a estrutura desenhada por Deus dentro da qual a igreja viveria a sua fé.

A perseguição e martírio dos primeiros cristãos, por parte do império Romano (e os de todos os tempos) objetivava, eventualmente, que eles fossem completamente exterminados, e que, aos poucos, fossem abandonando sua fé no tal Jesus. Havia uma expectativa que, por fim, iriam se aculturar e eventualmente sincretizariam com a cultura e religião dos romanos. O objetivo era eliminar de vez a igreja do Jesus Galileu.

Mas, vivendo sob essas condições adversas de perseguição e martírios, realmente só fortaleceu a igreja, encorajou seu testemunho e enriqueceu sua moral. E um dos elementos principais que os ajudaram nesses tempos de dificuldades e perseguições foi… “Maranata!” – a firme convicção de que Jesus estava voltando. Por isso Maranata precisa ser o nosso maior incentivo, precisa ser a nossa motivação correta, precisa ser a nossa forte esperança e tem que ser a nossa proclamação cotidiana.

Maranata é, com certeza, a primeira confissão de fé da igreja. Vivendo assim, a igreja de Cristo declarou, e declara, que as respostas para os problemas da vida não residem apenas em nossa capacidade de criar um mundo melhor, mas no retorno triunfal Daquele cujo poder soberano promete fazer novas todas as coisas, como diz Apocalipse 21.5!

Por isso, a história da redenção permanece incompleta até que Cristo retorne. A igreja aguarda com expectativa e profundo desejo esse ato final do grande drama da redenção. Então, continuaremos dizendo em alto e bom tom: Maranata, ora vem, Senhor Jesus!

Os comentários estão fechados.